Em caravana, diretores do SindBancários visitam agências da Azenha, em Porto Alegre

Concurso, reajuste salarial e combate ao assédio foram temas de bate-papo com a categoria

Após visitas a Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, Esteio e Sapucaia, diretores (as) do SindBancários visitaram estabelecimentos bancários do bairro Azenha, em Porto Alegre, nesta quinta-feira(11), com o objetivo de mobilizar os colegas para a campanha salarial de 2022.

No lugar de demissões, concurso público

A partir de 15 de agosto, as negociações do Comando Nacional dos Bancários devem se intensificar com a divulgação dos balanços financeiros semestrais do banco. Os últimos divulgados já apontam lucros recordes. No Banrisul, a direção quer levar para a mesa de negociação um Plano de Demissões Voluntárias (PDVs) para os banrisulenses, o que, conforme o diretor de comunicação do sindicato, Gilnei Nunes, não está na pauta do movimento sindical.

“O PDV é única e exclusivamente de interesse dos banqueiros, que já vem lucrando muito às custas da categoria. O que nós cobramos é a realização de concurso público para o Banrisul e também para Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Não é possível discutir um plano de demissões sem antes falarmos na reposição do efetivo. Demitir sem contratar é o primeiro passo para sobrecarregar os colegas que permanecem atendendo nas agências”, explica.

Durante a atividade, diretores distribuíram a última edição do jornal O Bancário, boletim que tem informado a categoria sobre o andamento das mesas de negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

Para o diretor de Esportes e Lazer, Gerson Reis, é fundamental lembrar a todos da importância de um engajamento contínuo nas redes sociais, como uma ferramenta de pressão em cima dos bancos.

“No dia em que as mesas de negociação ocorrem, também acontecem os tuitaços da campanha salarial. É fundamental que os colegas procurem usar as hashtags da campanha e compartilhar os conteúdos do sindicato nas redes sociais, pois isso chama atenção da sociedade e da imprensa para as nossas pautas, como o reajuste salarial de 5%, com reposição integral do NPC acumulado e o aumento diferenciado nos nossos vales-Alimentação e Refeição”, pontuou o diretor, durante bate-papo com caixas de uma agência do Menino Deus, na Zona Sul da cidade.

Contra o adoecimento bancário, respeito e dignidade

Os bancos privados também estiveram na rota da caravana, bancários do Itaú, Santander e Bradesco também foram visitados pela direção da entidade sindical. Nas instituições privadas, a conversa tratou de assuntos que permeiam o dia a dia de clientes e trabalhadores, como segurança bancária e adoecimento mental.

Apesar de representar 1% do emprego formal no Brasil, a categoria bancária representa 24% dos afastamentos acidentários (B91) por doenças mentais e comportamentais no país. Em 2012, esse percentual era de 12%, conforme dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).

Rogério Rodrigues, que também é diretor do SindBancários, lembrou que as instituições financeiras vem precarizando as condições de trabalho da categoria.

“O movimento que estamos vendo é este, de corte de despesas, de funcionários, de vigilantes e até de portas giratórias, que garantem a segurança dos trabalhadores dentro das agências. O que está por trás de tudo isso é uma cultura organizacional de adoecimento dos bancários. A categoria quer respeito e menos pressão por metas”, avaliou o dirigente.

As caravanas do SindBancários serão realizadas até o final da campanha salarial, percorrendo a a base da entidade sindical. Acompanhe as nossas redes sociais para obter informações atualizadas sobre o trajeto das próximas visitas.

Saiba mais sobre a caravana desta quinta-feira

Fonte: Texto de Marcus Perez| Fonte: Imprensa SindBancários