Documentário musical sobre um dos álbuns mais importantes da música brasileira estreia junto de filme que reconta a história de Claudinho e Buchecha
Vai ser musical a programação da semana de 21 de setembro do CineBancários. O cinema, localizado na sede do SindBancários, exibe a estreia de “Elis & Tom – Só Tinha De Ser Com Você”, na sessão das 19h15, e “Nosso Sonho – a história de Claudinho e Buchecha”, às 16h45.
Elis & Tom – Só Tinha De Ser Com Você
“Elis & Tom” é o nome do álbum considerado um dos mais importantes na história da música brasileira. A gravação aconteceu em Los Angeles, no início de 1974, e as imagens foram registradas em película pela equipe de cineastas liderada pelo diretor Roberto de Oliveira, idealizador do encontro. Os rolos originais das filmagens ficaram guardados por 45 anos até serem restaurados e remasterizados em 2018. São essas imagens raras e inéditas que conduzem o documentário musical.
Elis e Tom, Só Tinha de Ser Com Você mostra os bastidores e todos os dramas e tensões que cercaram as gravações do álbum a ponto de o projeto quase ser interrompido. No fim, no entanto, a força da música se sobrepõe e conduz Elis Regina, Tom Jobim e um grupo de jovens músicos talentosos a uma obra-prima.
No documentário, o espectador é levado numa viagem no tempo, participando de momentos de conflito e também de pura alegria, revelando momentos íntimos do processo criativo e das personalidades extraordinárias desses artistas. A produção é também um emocionante reencontro do diretor com os artistas e o material filmado há quase cinco décadas.
Nosso Sonho, a história de Claudinho e Buchecha
O longa “Nosso Sonho”, dirigido por Eduardo Albergaria (Happy Hour) e produzido por Leonardo Edde, revela trechos da emocionante história da dupla, que começa com uma amizade ainda na infância, em uma comunidade de Niterói, até conquistar o Brasil todo com a poesia da periferia. Também resgata a história por trás da fama que pouca gente conhece, as dificuldades enfrentadas no caminho para o sucesso, os desafios e dramas pessoais, e mostra os familiares e amigos que marcaram a trajetória dos músicos.
Os protagonistas Lucas Penteado e Juan Paiva dão vida a Claudinho e Buchecha na tela grande e cantam sucessos da dupla como “Só Love”, “Coisa de Cinema” e a icônica “Nosso Sonho”, que dá título ao filme. Com distribuição da Manequim Filmes, a trama de “Nosso Sonho” é contada a partir do ponto de vista de Buchecha e destaca a força de superação da dupla diante dos dramas e tragédias.
No elenco se destacam Tatiana Tiburcio e Nando Cunha, que interpretam Dona Etelma e Souza, os pais do Buchecha; Lellê Landim e Clara Moneke são Rosana e Vanessa, as namoradas dos músicos. Vinicius Boca de 09 e Gustavo Coelho interpretam Claudinho e Buchecha na infância, respectivamente. O filme conta ainda com participações especiais de Antonio Pitanga, como Seu Américo, Isabela Garcia, como Dona Judite, Negão da BL como DJ do baile, e FP do Trem Bala e Gabriel do Borel, como a dupla Cidinha e Doca.
ESTREIA
ELIS & TOM – SÓ TINHA DE SER COM VOCÊ
Brasil / Documentário / 101 min / 2023
Direção: Roberto C. de Oliveira e Jom Tob Azulay
Classificação indicativa: 12 anos
NOSSO SONHO
Brasil/ Biografia / Ficção / 2023
Direção: Eduardo Albergaria
Sinopse: “Nosso Sonho” é uma cinebiografia de “Claudinho e Buchecha”, dupla de maior sucesso do funk melody nacional de todos os tempos e ícone máximo do gênero na música brasileira. A história de uma amizade que se transforma em força de superação e conquista. Um filme que mostra como o ritmo e a poesia da periferia conquistaram o Brasil. Uma história real repleta de fantasia. Um musical, emocionante e divertido, feito de drama e tragédias, mas também de humor, surpresas e redenção.
HORÁRIOS DE 21 A 27 DE SETEMBRO
(não há sessões nas segundas)
14h45: ANGELA
16h45: NOSSO SONHO
19h15: ELIS E TOM- SÓ TINHA QUE SER COM VOCÊ
Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.
CineBancários
Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre
Mais informações pelo telefone (51) 3030.9405 ou pelo e-mail cinebancarios@sindbancarios.