Conselho Fiscal foi o único definido com a vitória de Sâmio Cássio (titular) e Tamara Siqueira (suplente), também do movimento apoiado pelo SindBancários; votação dos outros cargos segue no segundo turno
As eleições da Funcef para a Diretoria de Administração e Controladoria, Diretoria de Benefícios e Conselho Deliberativo serão decididas em segundo turno. Na primeira fase, cujo resultado foi divulgado na segunda-feira (25), apenas o Conselho Fiscal foi definido com a vitória de Sâmio Cássio (titular) e Tamara Siqueira (suplente), eleitos com 54,29% dos votos. A votação para o segundo turno será entre os dias 29 de abril e 2 de maio.
Jair Pedro Ferreira foi o mais votado para a Diretoria de Benefícios, com 45,78% dos votos, mas não atingiu votos suficientes para vencer em primeiro turno. Para a Diretoria de Administração e Controladoria, Rogério Vida também foi mais votado entre os demais, com 44,02%. Jair Pedro ressalta a importância do voto para fortalecer o direito de escolha de representantes dos participantes nos órgãos estatutários da Fundação. “Estamos em um momento de grande ameaça à gestão dos fundos e da representatividade dos participantes na Fundação. A votação do primeiro turno foi muito baixa – pouco mais de 30% dos eleitores fizeram suas escolhas. Este é um direito conquistado com muita luta, do qual não podemos abrir mão”, explica o candidato.
Jailson Prodes, diretor do SindBancários, afirma que é necessário eleger candidatos comprometidos com os movimentos ligados aos empregados. “Não podemos vacilar elegendo outros que podem estar ligados aos interesses da empresa, os famosos candidatos ‘chapa-branca’. Votar nos nossos candidatos é fundamental para resguardar os nossos direitos, a nossa aposentadoria digna e a nossa fundação. A Caixa já nomeia seus prepostos que vão aplicar a visão da empresa na FUNCEF; diante disso, temos que eleger os candidatos comprometidos com as nossas lutas, com os nossos direitos. Bora votar, povo!”, convida o diretor.
Segundo Sabrina Muniz, dirigente da Fetrafi-RS e bancária da Caixa, é muito importante que os colegas da Caixa e assistidos votem e participem das eleições. “A Funcef é o nosso futuro e precisamos ajudar a decidir os rumos da nossa fundação. Vale lembrar que os candidatos do movimento JUNTOS, além de terem toda a qualificação e conhecimento necessários, também assumiram o compromisso de defender os interesses dos participantes dentro da Funcef”, afirma.
O presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal, Sergio Takemoto, reforça o apoio aos candidatos do movimento Juntos – A Funcef é dos participantes. “A votação nos candidatos que apoiamos mostra a força das entidades representativas. Seguimos fortes para o segundo turno para construirmos uma Funcef democrática, transparente e representativa”, destacou. “É um momento desafiador de fortes ameaças e de descaso às vozes da vontade coletiva. Por isso, as entidades representativas têm o papel fundamental de fortalecer o diálogo com os ativos e aposentados da Caixa para fazer frente a essas ameaças. Uma forma de mobilização é eleger representantes que tenham compromisso com os trabalhadores”, ressaltou Takemoto.
Conheça os candidatos do movimento Juntos – A Funcef é dos participantes que seguem para o segundo turno e têm apoio do SindBancários e da Fenae:
Conselho Deliberativo (2 vagas)
Antônio Messias Rios Bastos – titular
Wagner Ferreira – suplente
Selim Antônio de Salles Oliveira – titular
Helaine Coutinho Cardoso – suplente
Diretorias
Rogério Vida – Diretor de Administração e Controladoria
Jair Pedro Ferreira – Diretor de Benefícios
Imprensa SindBancários, com informações da Fenae