Eleição na Fundação Banrisul, a partir de maio, é conquista dos trabalhadores

Democratizar as decisões, tornar o processo representativo e que atenda aos interesses dos participantes, estão entre as conquistas da representação dos trabalhadores na Comissão Tripartite na Fundação Banrisul de Seguridade Social (FBSS). Esta foi composta por representantes do movimento sindical, da Fundação Banrisul e do próprio Banrisul, o patrocinador. Além de debater os novos planos de aposentadoria complementar, que teve como fruto uma migração exitosa, também avançou na participação dos trabalhadores na gestão. Foram três anos de negociações para conseguir que, em maio, a escolha dos novos membros da Diretoria, Previdência e Administrativo ocorresse de forma direta.

Além disto, criamos os Conselhos Consultivos, com caráter propositivo e de assessoramento. Haverá um Conselho Consultivo para os Planos Benefício Definido, PB1 e Saldado e outro Conselho Consultivos para os Planos CV (FBPrev I e FBPrevi II), cada um com 4 membros, dois eleitos e dois indicados, com seus respectivos suplentes.

Portanto, Banrisulenses, prestem atenção nas orientações que a Fundação Banrisul dará, saiba como exercer o seu direito de escolha e vote entre 11 e 25 de maio. Em caso de dúvidas, entre em contato com o SindBancários e acompanhe o processo nos meios informativos do Sindicato.

Saiba quais os cargos que serão preenchidos com o seu voto e se ligue. O SindBancários dá uma força com informações para os ativos e assistidos fazerem a escolha mais informada possível e estará atento aos desdobramentos do processo.

Os Editais de Convocação foram publicados na quinta-feira, 5 de março, veiculados às fls. 13 do jornal Correio do Povo.

Leia abaixo os Editais de eleição da Fundação Banrisul:

Diretor de Previdência e Diretor Administrativo
Conselhos Consultivos

Conselhos Deliberativo e Fiscal

Cargos a serem preenchidos

• No Conselho Deliberativo: 01 membro efetivo e seu respectivo suplente.

• No Conselho Fiscal: 01 membro efetivo e seu respectivo suplente.

• Na Diretoria Executiva: Diretor de Previdência e Diretor Administrativo.

• Nos Conselhos Consultivos: 02 membros e seus respectivos suplentes, para o Conselho Consultivo de Benefício Definido (PB1 e Saldado) e 02 membros e seus respectivos suplentes para o Conslheo Consultivo de Contribuição Variável (FBPrevi I e FBPrev II)

Data das eleições

Os conselheiros e dirigentes serão eleitos pelo voto direto, de 11 a 25 de maio de 2015, das 08h às 17h.

0800

Para tornar o processo transparente e também para buscar ampliar a participação, a Fundação colocará à disposição de seus participantes e assistidos as opções de votar pela internet ou por telefone 0800 (a ser informado em data mais próxima ao pleito).

Comissão eleitoral

O processo eleitoral será conduzido pela Comissão Eleitoral, composta por empregados da Fundação Banrisul, cabendo-lhes o cumprimento das normativas regulamentares, organização e condução de todo o processo eleitoral, incluindo o regimento eleitoral, a recepção das inscrições dos candidatos, decisões, emissão da ata final e divulgação do resultado das eleições.

Inscrição de chapas e hotsite

A Fundação Banrisul informa que a inscrição prévia de chapas ou candidatos aos cargos eletivos é obrigatória e deverá ser requerida à Comissão Eleitoral, mediante preenchimento de formulário específico disponibilizado no hotsite especialmente criado para este fim http://eleicoes.fbss.org.br ou através da Central de Atendimento FB-Atende, na Rua Siqueira Campos, 736 – TÉRREO – Centro Histórico, Porto Alegre/RS.

A Fundação Banrisul também informa que, no hotsite, que irá ao ar nesta sexta-feira, 6/3, candidatos e eleitores terão acesso a toda documentação relacionada ao pleito, desde os Editais de Convocação, Regulamentos, Legislação vinculada, Documentação para a inscrição, Calendário das Eleições até a apresentação da empresa contratada para o processo eletrônico e as propagandas eleitorais (01 por Chapa/Candidato), dentre outros.

Sorteio das chapas

Segundo a Fundação Banrisul, candidatos devem ficar atentos aos prazos para a inscrição e, posteriormente, às notificações que serão geradas pela Comissão Eleitoral. Após o término do prazo de inscrições, a Comissão Eleitoral promoverá o SORTEIO DAS CHAPAS, que será realizado no Auditório do Edifício-sede (Rua Siqueira Campos, 736 – 3º andar – Centro Histórico – Porto Alegre/RS). O sorteio será realizado de forma pública.

Fonte: Imprensa SindBancários, com informações da Fundação Banrisul