Documentário “Um sonho intenso” debate história econômica do Brasil em 7 de maio no CineBancários

O CineBancários estreia com exclusividade o documentário “Um Sonho Intenso”, de José Mariani, no dia 7 de maio, quinta-feira, nas sessões das 17h e 19h. A segunda sessão do dia será gratuita. Após a exibição das 19h, haverá debate com a presença do diretor do longa metragem Mariani, com o historiador e ex-deputado estadual do Partido dos Trabalhadores, Raul Pont, e o economista, mestre de desenvolvimento e doutorando pela UFRGS, Sergio Kapron. O encontro vai ser mediado pelo crítico de cinema e jornalista da Zero Hora, Marcelo Perrone.

O filme traz depoimentos e discussões de renomados economistas e historiadores sobre os avanços socioeconômicos do Brasil e analisa os principais erros e acertos do processo de industrialização nacional, indo a fundo nas origens do subdesenvolvimento.

SESSÃO ESPECIAL

Quando: Dia 7 de maio

Preço: Gratuito

Após a sessão haverá debate sobre o filme.

SOBRE O FILME

O cineasta José Mariani já realizara um documentário exemplar – “O Longo Amanhecer: Cinebiografia de Celso Furtado” – que conquistou uma menção honrosa no festival É Tudo Verdade, de 2007.

Como um tema tão árido como economia podia se transformar em um filme agradável, instigante e ao mesmo tempo muito claro e denso? Pois Mariani mostrou que é possível, sim, e volta à carga neste ano de 2014 com um novo documentário – “Um sonho intenso” – que retoma por outro viés a temática do desenvolvimentismo, tônica do primeiro trabalho.

“Este documentário, de certa forma, é um desdobramento daquele sobre o Celso Furtado. Só que desta vez o protagonista é o processo, uma visão de história que inclui a parte social, cultural, econômica. Uma forma de ver a economia de modo orgânico”, explica o diretor José Mariani.

“Um sonho intenso” foi igualmente selecionado para o Festival É Tudo Verdade e será exibido na mostra “O Estado das Coisas”.

Para fazer este novo documentário, Mariani recorreu a vários personagens: à nata dos pensadores da economia brasileira, historiadores e sociólogos, que nos oferecem uma história comentada do desenvolvimento socioeconômico de 1930 até os dias atuais. “O que é o Brasil? O que é ser brasileiro?”, pergunta no inicio do documentário o economista Carlos Lessa. “O que o Brasil tem de paradigmas para mostrar para o resto do mundo?”

FICHA TÉCNICA

“UM SONHO INTENSO”

Produtora: Andaluz Produções

Duração: 1h 41min