Documentário sobre Osvaldão, mito da Guerrilha do Araguaia, estreia com debate nesta terça, 1º/12, no CineBancários

O CineBancários estreia com exclusividade o documentário “Osvaldão”, de Vandré Fernandes, Ana Petta, Fabio Bardella e André Michiles, na quarta-feira,  2/12. O longa-metragem terá uma sessão especial gratuita de pré-estreia na terça-feira,  1º de dezembro com um debate após a exibição do filme com a presença de Ana Petta, diretora de “Osvaldão”, os historiadores e políticos Raul Pont e Raul Carrion e, para mediar o debate, o crítico de cinema Paulo Casa Nova.

Documentário produzido de forma independente, conta a história do comandante negro da Guerrilha do Araguaia. O longa-documentário resgata a trajetória de Osvaldão. Os diretores foram recebidos por familiares na cidade natal de Passa Quatro (MG) e por amigos na capital fluminense, onde Osvaldão estudou. Depoimentos de militantes, mateiros e militares contam sobre o seu ingresso e a sua liderança na guerrilha. O filme traz ainda raras e exclusivas imagens do guerrilheiro em Praga, antiga Tchecoslováquia, durante uma excursão de estudantes.

SOBRE OSVALDÃO

Negro, porte de atleta e campeão de boxe, Osvaldo Orlando da Costa foi um dos principais comandantes da Guerrilha do Araguaia, movimento de resistência à Ditadura Militar entre fins da década de 1960 e meados de 1970. Foi temido pelos militares e o seu nome virou lenda na região. Moradores contam história que o transformam em mito.  mitos, dizem que Osvaldão desviava de bala e se transformava em pedra e cupinzeiro.

SOBRE O DOCUMENTÁRIO

“Osvaldão” é uma produção independente que levou dois anos para ser realizada. Após os processos de pesquisa, filmagem, montagem e finalização, com gravações no Rio de Janeiro, Pará, Tocantins e Minas Gerais, o filme foi lançado na Mostra de Cinema de São Paulo de 2014.

O músico Criolo faz participação especial. Outros artistas também participam emprestando a sua voz ao documentário, como Leci Brandão, Antônio Pitanga, Flávio Renegado e Fernando Szegeri. A realização é da Fundação Mauricio Grabois, Clementina Filmes e Estrangeira Filmes.

COLETIVO GAMELEIRA

O Coletivo cinematográfico Gameleira, responsável pela produção do documentário “Osvaldão”, é formado por diretores e produtores apaixonados pelo Brasil e interessados em um cinema colaborativo construído com arte, política e memória. Integram o grupo Ana Petta (“Repare Bem”), Andre Michiles (“Através”), Fabio Bardella (“Através”) e Vandré Fernandes (“Camponeses do Araguaia”).

FICHA TÉCNICA

Direção: Vandré Fernandes, Ana Petta, Fabio Bardella e André Michiles

Roteiro: Vandré Fernandes

Fotografia e Montagem: André Michiles e Fabio Bardella