Dirigentes sindicais participam de reunião com MP sobre Banrisul Cartões

Evento online organizado pela Frente Parlamenta em Defesa do Banrisul Público, da Assembleia Legislativa, entregou ao procurador do MP de Contas, Geraldo Da Camino, estudo sobre o desmonte do Banrisul

Os Banrisulenses já sabem que o processo de desmonte do Banrisul se acelerou sob as ordens neoliberais do governador Eduardo Leite (PSDB) e de uma diretoria que compactua com a redução da importância do banco público dos gaúchos. A mais recente materialização desse modus operandi operou-se no mês passado com a divulgação da intenção de venda da Banrisul Cartões pelos desmontadores do Banrisul de plantão.

A reação de dirigentes sindicais e de deputados estaduais que fazem parte da resistência ao processo de desmonte do Banrisul para a venda ocorreu sob a forma de uma reunião virtual na noite da terça-feira, 14/12. Sob o comando do presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul Público da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Zé Nunes (PT), alcançamos um importante avanço.

Entrou em cena o Ministério Público de Contas, com a presença de uma ilustre figura reconhecida pelo zelo com que costuma tratar os serviços públicos. O procurado geral do MP de Contas, Geraldo Da Camino, recebeu em mãos estudo que mostra como o Banrisul tem sido desmontado e perdido importância.

Na reunião, o deputado Zé Nunes entregou para o procurador do MP de Contas um valioso documento que demonstra claramente o processo de destruição do Banrisul. Trata-se do estudo “O Banrisul e o Sistema Financeiro Atual e Futuro – Uma Preocupante Falta de Estratégias quanto ao Futuro do Banco e suas Consequências”.

Elaborado durante um ano pelo ex-diretor do Banrisul, Ricardo Hingel, que também participou da reunião online, o estudo mostra os números de uma desvalorização preocupante do Banrisul. Um dos apontamentos do dossiê refere a ausência de estratégia e liderança na administração do Banrisul.

Entre os dados que sustentam essa tese destaca-se a queda vertiginosa do patrimônio do Banrisul, de R$ 11 bilhões para R$ 4 bilhões. Este documento havia sido entregue por Ricardo Hingel durante a Audiência Pública em Defesa da Banrisul Cartões, organizada pela Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo, da Assembleia Legislativa, em quarta-feira, 24/11, no Plenarinho.

“Temos convicção de que o banco é uma ferramenta de política de desenvolvimento econômico e a garantia de inclusão bancária para diversos setores da sociedade gaúcha. O governador Eduardo Leite vai tentar tudo que puder. Isso está em sua plataforma de governo”, avaliou Zé Nunes.

A Banrisul Cartões S.A. administra a rede Vero e a emissão de cartões de benefícios e empresariais BanriCard, contando com 143,5 mil estabelecimentos credenciados ativos e 6,3 mil convênios ativos, respectivamente, em dezembro de 2020.

A importância da Banrisul Cartões pode ser medida pela sua participação no lucro líquido consolidado do Banrisul. Entre 2015 e setembro de 2021 a Banrisul Cartões foi responsável por 24% desses lucros.

Também participaram da reunião o presidente do SindBancários, Luciano Fetzner, o diretor da Fetrafi-RS, Fabio Alves, e o diretor do SindBancários e vice-presidente da CUT-RS, Everton Gimenis.

Fonte: Imprensa SindBancários

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER

Luciano Fetzner Barcellos
(Banrisul)
PRESIDENTE

Tags

Filiado à Fetrafi/RS, Contraf/CUT e CUT
Rua General Câmara, 424-Centro / CEP:90010-230 /
Fone: 51-34331200

Porto Alegre / Rio Grande do Sul / Brasil

Categorias

Categorias

Categorias