Objetivo é entender como preconceitos se manifestam no cotidiano do trabalho. Questionário já está sendo enviado por email
Na terça-feira, 14/9, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), em parceria com o SindBancários, deu início à pesquisa sobre diversidade e discriminação na categoria bancária. As entrevistas com bancários e bancárias vinculados(as) ao SindBancários acontecerão durante o mês de setembro. Os contatos serão feitos via email por funcionários do DIEESE.
A iniciativa surgiu dentro do coletivo Diversidade e Antirracismo do SindBancários. Como o nome indica, o grupo sempre esteve voltado para o combate a diferentes tipos de discriminação e promoção da diversidade. Agora, com a pesquisa, a expectativa é entender e detalhar de que forma pretos(as), LGBTs, PCDs, jovens e mulheres vivenciam o dia a dia de trabalho dentro dos bancos.
A iniciativa é das diretorias de Diversidade e Combate ao Racismo e de Juventude e Gênero, ambas do SindBancários. A formatação e a organização foram debatidas e organizadas no âmbito do Grupo Diversidade/Antirracismo, formado por dirigentes sindicais e representantes de movimentos sociais.
“O preconceito acontece contra estas populações e produz isolamento, desconfiança entre os indivíduos, sentimentos de culpa e autopunição. Por trás de qualquer questão discriminatória, existe um processo social que exclui, desrespeita, isola, persegue, assedia e desvaloriza os indivíduos”, define o grupo como justificativa para a aplicação da pesquisa de diversidade.
O SindBancários convida a categoria a responder ao questionário quando receber o contato via e-mail para que se aprofunde o conhecimento sobre o cotidiano de minorias sociais no meio bancário. Diversidade importa!
Pesquisa sobre diversidade e discriminação
Esta pesquisa está sendo desenvolvida pelo Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) em parceria com o DIEESE (Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos).
Todos(as) bancários(as) da base do SindBancários podem participar!
A pesquisa é anônima, o que significa que não temos o registro que identifica você com as suas respostas.
Assim, nem a coordenação da pesquisa poderá identificar as respostas da pesquisa. Todos os dados serão tratados e divulgados de forma agregada e em dados estatísticos.
Evite deixar questões sem resposta. Todas elas são muito importantes para a pesquisa.
Ficou em dúvida?
Caso tenha dúvidas sobre o preenchimento ou com relação à pesquisa você pode entrar em contato com [email protected] ou com algum dirigente do sindicato.
Agradecemos a sua colaboração!
Fonte: Imprensa SindBancários