DIEESE e SindBancários realizam pesquisa sobre diversidade e discriminação na categoria

Objetivo é entender como preconceitos se manifestam no cotidiano do trabalho. Questionário já está sendo enviado por email

Na terça-feira, 14/9, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), em parceria com o SindBancários, deu início à pesquisa sobre diversidade e discriminação na categoria bancária. As entrevistas com bancários e bancárias vinculados(as) ao SindBancários acontecerão durante o mês de setembro. Os contatos serão feitos via email por funcionários do DIEESE.

A iniciativa surgiu dentro do coletivo Diversidade e Antirracismo do SindBancários. Como o nome indica, o grupo sempre esteve voltado para o combate a diferentes tipos de discriminação e promoção da diversidade. Agora, com a pesquisa, a expectativa é entender e detalhar de que forma pretos(as), LGBTs, PCDs, jovens e mulheres vivenciam o dia a dia de trabalho dentro dos bancos.

A iniciativa é das diretorias de Diversidade e Combate ao Racismo e de Juventude e Gênero, ambas do SindBancários. A formatação e a organização foram debatidas e organizadas no âmbito do Grupo Diversidade/Antirracismo, formado por dirigentes sindicais e representantes de movimentos sociais.

O preconceito acontece contra estas populações e produz isolamento, desconfiança entre os indivíduos, sentimentos de culpa e autopunição. Por trás de qualquer questão discriminatória, existe um processo social que exclui, desrespeita, isola, persegue, assedia e desvaloriza os indivíduos”, define o grupo como justificativa para a aplicação da pesquisa de diversidade.

O SindBancários convida a categoria a responder ao questionário quando receber o contato via e-mail para que se aprofunde o conhecimento sobre o cotidiano de minorias sociais no meio bancário. Diversidade importa!

Pesquisa sobre diversidade e discriminação

Esta pesquisa está sendo desenvolvida pelo Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) em parceria com o DIEESE (Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos).

Todos(as) bancários(as) da base do SindBancários podem participar!

A pesquisa é anônima, o que significa que não temos o registro que identifica você com as suas respostas.

Assim, nem a coordenação da pesquisa poderá identificar as respostas da pesquisa. Todos os dados serão tratados e divulgados de forma agregada e em dados estatísticos.

Evite deixar questões sem resposta. Todas elas são muito importantes para a pesquisa.

Ficou em dúvida?

Caso tenha dúvidas sobre o preenchimento ou com relação à pesquisa você pode entrar em contato com [email protected] ou com algum dirigente do sindicato.

Agradecemos a sua colaboração!

Fonte: Imprensa SindBancários

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER