Desemprego atinge 12,5 milhões de brasileiros

Outros 36 milhões estão na informalidade, fazendo "bico" ou sem carteira assinada

A taxa de desemprego no Brasil estabilizou em alta (11,8%) no trimestre encerrado em setembro – e atinge nada menos que 12,5 milhões de trabalhadores e trabalhadoras do país, segundo dados divulgados nesta quinta-feira, 31/10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com os técnicos da instituição, o desemprego segue fazendo vítimas e, para piorar a situação, as vagas criadas no mercado de trabalho brasileiro são precárias, sem direitos, sem garantias mínimas para a classe trabalhadora.

Na comparação com o mesmo trimestre de 2018, houve um aumento de 1,5 milhão de pessoas na população ocupada, que atingiu o recorde de 93,8 milhões – mas essa alta é consequência do crescimento da informalidade.

Conta própria e sem direitos

Segundo o IBGE, o número de trabalhadores por conta própria e sem carteira assinada bateram, mais uma vez, recorde da série histórica da pesquisa, iniciada em 2012. Na categoria denominada “por conta própria”, o IBGE registrou um total de 24,4 milhões de trabalhadores e trabalhadoras no trimestre encerrado em setembro. A alta foi de 1,2% em relação ao mesmo período de 2018.

Sem carteira

O número de trabalhadores sem carteira de trabalho assinada seguiu batendo recordes, como vem ocorrendo desde a aprovação da reforma Trabalhista do ilegítimo Michel Temer (MDB). Em setembro o total chegou a 11,8 milhões, um crescimento anual de 2,9%.

Com carteira

Já o número de trabalhadores com carteira assinada ficou em 33,1 milhões, o que segundo o IBGE representa uma estabilidade tanto na comparação com o mesmo período do ano passado como em relação ao trimestre anterior.

Fonte: CUT Nacional