O deputado João Carlos Bacelar (PR-BA) garantiu que a CPI do Carf vai investigar a fundo o sistema bancário brasileiro. Em entrevista ao Programa Agora, da Rádio Guaíba, neste segunda-feira, 25/01, o parlamentar pede investigação das denúncias de fraudes, de bancos e grandes empresas, contra a Receita Federal, mediante supostos pagamentos de propinas para manipular os resultados dos julgamentos referentes à sonegação fiscal pelo Conselho Administrativo de Recursos Fiscais.
Santander e Bradesco
Em dezembro passado o Senado encerrou os trabalhos de sua CPI que tinha o mesmo foco. Na ocasião, foi aprovado um relatório final citando irregularidades no julgamento de mais de 70 processos pelo órgão, envolvendo 73 empresas e pessoas físicas, como bancos, montadoras e siderúrgicas. Entre as companhias, foram citadas Santander, Bradesco, Gerdau e MMC Automotores, fabricante da Mitsubishi no País. No entanto o deputado acredita que podem ser descobertos novos focos da investigação.
Empresas do RS
No foco dos investigadores, além da Gerdau, figuram ainda outras empresas com sede no Rio Grande do Sul, como a midiática RBS e a Marco Polo.
Fonte: Imprensa SindBancários com informações da Rádio Guaíba