Depois do recesso, CineBancários faz mostra de imperdíveis

De 6 a 26 de fevereiro, oito filmes nacionais que levaram mais público para a sala de cinema do SindBancários em 2019 voltam à grade de horários

Você ainda não assistiu Bacurau? E a Vida Invisível de Eurídice Gusmão? Pois saiba que esses dois filmes foram pré-indicados ao Oscar e estarão de volta à grade de horários do CineBancários a partir de 6 de fevereiro. A mostra de “imperdíveis” de 2019 começa um dia depois do recesso do cinema do SindBancários. Esses dois e outros seis filmes formam aquela lista dos que valem a pena ver de novo de 2019.

E tem ainda mais: “Torre das Donzelas”, “Fevereiros”, “Estou me guardando para quando carnaval chegar”, “Divino Amor”, “Greta” e “Bixa Travesty”. São os oito filmes que formam a Mostra Imperdíveis do SindBancários.

A programadora do CineBancários, a jornalista Bia Barcellos, conta que a escolha se deu entre mais de 50 excelentes filmes exibidos durante o ano de 2019 e foi baseada na “acolhida do publico”. “Podemos dizer que os espectadores fizeram a curadoria. Quem perdeu ou quer rever alguns desses filmaços, terá oportunidade em diversos horários em três semanas”, destacou Bia.

Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema. Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00. Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo. Trabalhadores filiados aos seus sindicatos e que comprovem filiação na bilheteria também pagam meia-entrada.

Confira abaixo a sinopse de cada um dos filmes da Mostra dos Imperdíveis de 2019 e mais abaixo a grade de horários.

FEVEREIROS

Documentário, 72 min. Direção: Marcio Debellian

Sinopse: Longa que acompanhou Maria Bethânia do Rio de Janeiro, com o vitorioso desfile da Mangueira em sua homenagem, até Santo Amaro, sua cidade natal. A Mangueira foi campeã do carnaval 2016 com homenagem a Maria Bethânia, escolhendo como recorte principal a peculiar religiosidade da cantora, que é devota do catolicismo e do candomblé. O filme acompanhou a construção deste carnaval – desde os desenhos das primeiras alegorias aos desfiles na avenida – e viajou com Maria Bethânia para o recôncavo baiano, participando de seu ambiente familiar, religioso e das festas da sua cidade natal, Santo Amaro, conhecendo o universo que inspirou o enredo.

ESTOU ME GUARDANDO PARA QUANDO O CARNAVAL CHEGAR

Documentário, 85 min. Direção: Marcelo Gomes

Sinopse: A cidade de Toritama é um microcosmo do capitalismo implacável. A cada ano, mais de 20 milhões de jeans são produzidos em fábricas de fundo de quintal. Os locais trabalham sem parar e os moradores são orgulhosos de serem os donos do seu próprio tempo. Durante o Carnaval – o único momento de lazer do ano, eles transgridem a lógica da acumulação de bens, vendem seus pertences sem arrependimentos e fogem para as praias em busca de uma felicidade efêmera. Quando chega a Quarta-feira de Cinzas, um novo ciclo de trabalho começa.

DIIVINO AMOR

Drama, 100 min. Direção: Gabriel Mascaro.

Sinopse: Brasil, 2027. Uma devota religiosa usa seu ofício num cartório para tentar dificultar os divórcios. Enquanto espera por um sinal divino em reconhecimento aos seus esforços, é confrontada com uma crise no seu casamento que termina por deixá-la ainda mais perto de Deus.

Elenco: Dira Paes (Joana), Julio Machado (Danilo), Emílio de Mello (Pastor), Teca Pereira (Mestra Divino Amor), Calum Rio (Narrador), Mariana Nunes (Divorciando), Thalita Carauta (Cliente Cartório).

GRETA

Drama 97 min. Direção: Armando Praça

Sinopse: Pedro (Marco Nanini), um enfermeiro homossexual de 70 anos e fervoroso fã de Greta Garbo, precisa liberar uma vaga no hospital onde trabalha para Daniela (Denise Weinberg), sua melhor amiga. Para salvar Daniela, ele decide ajudar Jean, um jovem que acaba de ser hospitalizado e algemado por ter cometido um crime. Pedro o ajuda a fugir e esconde-o em sua própria casa até que ele se recupere e nesse período, eles se envolvem afetiva e sexualmente. Essa relação será essencial para que Pedro sobreviva à perda de Daniela, mas também gere mudanças surpreendentes em si mesmo e no modo como ele lida com a solidão.

BACURAU

Drama, 132 min. Direção: Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles

Sinopse: Num futuro recente, Bacurau, um povoado do sertão de Pernambuco, some misteriosamente do mapa. Quando uma série de assassinatos inexplicáveis começam a acontecer, os moradores da cidade tentam reagir. Mas como se defender de um inimigo desconhecido e implacável?

TORRE DAS DONZELAS

Documentário, 97 min Direção: Susanna Lira

Sinopse: Há desejos que nem a prisão e nem a tortura inibem: liberdade e justiça. Há razões que nos mantêm íntegros mesmo em situações extremas de dor e humilhação: a amizade e a solidariedade. O filme traz relatos inéditos da ex-presidente Dilma Rousseff e de suas ex-companheiras de cela do Presídio Tiradentes, em São Paulo, resultando em um exercício coletivo de memória feito por mulheres que acreditam que resistir ainda é um único modo de se manter livre.

A VIDA INVISÍVEL DE EURÍDICE GUSMÃO

Drama, 139 min Direção: Karim Aïnouz

Sinopse: Rio de Janeiro, 1950. Eurídice, 18, e Guida, 20, são duas irmãs inseparáveis que moram com os pais em um lar conservador. Ambas têm um sonho: Eurídice o de se tornar uma pianista profissional e Guida de viver uma grande história de amor. Mas elas acabam sendo separadas pelo pai e forçadas a viver distantes uma da outra. Sozinhas, elas irão lutar para tomar as rédeas dos seus destinos, enquanto nunca desistem de se reencontrar.

BIXA TRAVESTY

Documentário, 75 min. (18 anos). Direção: Claudia Priscilla e Kiko Goifman

Sinopse: Documentário de longa-metragem com a cantora e atriz Linn da Quebrada. Grande expoente na cena musical de São Paulo, dona de uma forte e ousada presença no palco, busca constantemente discutir e quebrar paradigmas e estereótipos.

HORÁRIOS DE 6 A 26 DE FEVEREIRO DE 2020 (EXCETO SEGUNDAS -FEIRAS E NO CARNAVAL):

Quinta-feira, 6/2

Quinta-feira, 26/2

14h30: Bacurau

19h: Bixa Travesty

Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema. Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00. Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo. Trabalhadores filiados aos seus sindicatos e que comprovem filiação na bilheteria também pagam, meia-entrada.

CINEBANCÁRIOS

Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre