Delegação do SindBancários participa do 29º Curso Anual do Núcleo Piratininga de Comunicação

Aliando reflexão, formação política, painéis com especialistas e ideias para adiar o fim do mundo, como estimula o escritor e líder indígena Ailton Krenak, aconteceu, de 23 a 26 de novembro, a 29ª edição do Curso Anual do Núcleo Piratininga de Comunicação – NPC, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio de Janeiro. Após sediar a edição anterior, em 2022, o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região participou da formação deste ano com uma comissão de jornalistas e dirigentes sindicais.

O curso reuniu representações de vários estados para debates em torno do tema “Comunicação e contra-hegemonia: democratização, novas tecnologias e disputa de poder”, com comunicadores, professores e pesquisadores entre os painelistas. Na programação, mesas sobre jornalismo na internet; ecossistema de comunicação da direita; mídia, violência e direitos humanos; comunicação dos movimentos sociais e a relação da mídia e das empresas com o golpe de 1964, entre outras pautas.

Na mesa de abertura, “Comunicação e contra-hegemonia: processos culturais e comunicacionais de contestação, pressão e resistência”, o filósofo e intelectual italiano Antônio Gramsci foi lembrado por diversas vezes na análise da comunicação no sistema capitalista e das formas de alternativa à grande imprensa. “Gramsci dizia que, no jogo político, tão importante quanto disputar a mente das pessoas é disputar o coração, a sensibilidade. As elites sempre usaram isso para canalizar as emoções das massas para o seu projeto de poder”, sintetizou Eduardo Granja Coutinho, professor da UFRJ, defendendo a importância dos afetos e das emoções na política, particularmente nos processos revolucionários e na mobilização das classes trabalhadoras para o protagonismo na luta pela hegemonia político-cultural.

“Não há conquista de direitos sem comunicação”

Na mesa “Comunicação Sindical: o que pensam os sindicalistas”, entre painelistas de diversas entidades sindicais, a secretária de Comunicação do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e Região, Ana Paula Busato, apresentou os meios utilizados para aproximar e dialogar com os bancários daquela base. Claudia Santiago, fundadora do Núcleo Piratininga de Comunicação, compartilhou a história de nascimento do grupo, criado em 1994, que hoje também atua na formação de comunicadores populares em comunidades do Rio de Janeiro. A jornalista e historiadora reforçou o norte do NPC: “Sem luta política não há conquistas de direitos; sem comunicação não há luta política. Logo, não há conquista de direitos sem comunicação”.

O presidente do SindBancários, Luciano Fetzner, comentou a importância de Vito Gianotti, fundador do NPC junto de Claudia, para as lutas da classe trabalhadora e para o próprio Sindicato. “Tenho muito orgulho da parceria que fizemos com o NPC, na época em que fui diretor de Formação, por 2012/2013, quando Vito ia a Porto Alegre todo mês conversar com diretores e delegados sindicais e nos estimulava, dizendo que, com a estrutura que tínhamos, podíamos fazer muito mais. Então boa parte do que temos conseguido fazer hoje em termos de comunicação no nosso sindicato é graças a esse trabalho maravilhoso que o Núcleo faz, com o trabalho e legado imenso do Vito Gianotti”, afirmou Fetzner.

Na análise da secretária geral do SindBancários, Silvia Chaves, o curso foi repleto de conteúdo excepcional. “Nos confirmou que a comunicação feita de forma equivocada é o caos; assim como a falta de comunicação é o vazio. A cada palestrante, um horizonte de ideias e alcances”.

O curso do NPC busca despertar a conscientização da luta de classe e o empoderamento da necessidade das instituições sindicais e de classes para o domínio dos meios de comunicação em todas as suas essências, como comenta o diretor de Comunicação do Sindicato, Gilnei Nunes. “Os palestrantes qualificados e seus estudos e bagagens de conhecimentos sobre os temas abordados proporcionaram uma experiência única e transformadora, com capacidade de nos modificar enquanto agentes responsáveis pela veiculação de informações para as mais diversas classes de trabalhadores do País”, concluiu o dirigente.

Imprensa SindBancários

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER

Luciano Fetzner Barcellos
(Banrisul)
PRESIDENTE

Tags

Filiado à Fetrafi/RS, Contraf/CUT e CUT
Rua General Câmara, 424-Centro / CEP:90010-230 /
Fone: 51-34331200

Porto Alegre / Rio Grande do Sul / Brasil

Categorias

Categorias

Categorias