Declamadores cultuam Jayme Caetano Braun em Noite da Poesia no Piquete dos Bancários

A voz saía engasgada ao compasso do velho estilo gaúcho. Embargada, quase chorosa, carregada de emoção em cada verso do poeta maior do Rio Grande. Quatro declamadores prestaram a devida homenagem durante o projeto cultural Noite da Poesia no Piquete dos Bancários, na noite da quinta-feira, 10/9. Os versos de Jayme Caetano Braun ecoaram pelo galpão do SindBancários no Acampamento Farroupilha, emocionando um plateia que ouviu o choro  do violão entrecortado pelo lamento das vozes dos declamadores.

O ex-presidente do SindBancários, Devanir Camargo, explicou que o projeto Noite de Poesia tem por objetivo cumprir mais uma etapa cultural no Piquete. “A gente que gosta de estudar a nossa tradição sabe da importância das próximas gerações de apresentarmos a nossa história em versos. A poesia que escolhi do Jayme Caetano Braun, Acampamento Farrapo, conta 300 anos de história do nosso Estado”, contou Devanir.

Ao final da apresentação, os quatro declamadores, Pedro Paulo Ribeiro, Anacleto Marchi, o próprio Devanir Camargo e o escritor Alcy Cheuíche foram agraciados com troféus. “Temos a tradição de apresentar a história do nosso povo em vários projetos do nosso Piquete. Já realizamos duas palestras este ano e agora mostramos um pouco da poesia de um dos nossos poetas maiores. O Piquete é a nossa querência aqui no Acampamento”, disse o presidente do SindBancários, Everton Gimenis.

Declamadores

> Pedro Paulo Ribeiro: Ex-bancário e funcionário aposentado do SindBancários –  Última Rinha (Jayme Caetano Braun).

> Anacleto Marchi: Bancário da agência Azenha da Caixa – Payada (Jayme Caetano Braun).

> Devanir Camargo: Bancário da Caixa, ex-presidente do SindBancários e dirigente da Fenae. – Acampamento Farrapo (Jayme Caetano Braun).

> Alcy Cheuíche: Escritor, orientador da Oficina Literária do SindBancários desde 2009. – Tapera (Jayme Caetano Braun ).

Fonte: Imprensa SindBancários