CUT-RS leva crianças de comunidades da periferia de Porto Alegre ao CineBancários

O passeio aconteceu no sábado (15), dia do professor e da professora, fechando semana das crianças

A CUT-RS e o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre levaram um grupo de 65 meninos e meninas de três comunidades da periferia de Porto Alegre para assistir ao filme Tromba Trem no CineBancários.

. O grupo foi integrado por menores das comunidades Farrapos, Cristal e Restinga.

A ação fez parte do projeto CUT com a Comunidade, que está sendo realizado em parceria com o SindBancários, Adufrgs Sindical, Sinpro-RS, Sindisaúde-RS, Sinttel-RS, Fetrafi-RS, Stimepa, Semapi-RS, Sindiserf-RS, Sindicato dos Bancários do Vale do Paranhana e Sindipolo, com apoio da Cresol.

CineBancários4
Fachada da sede do SindBancários, no centro de Porto Alegre.

“As crianças são o presente”

Para o presidente da CUT-RS, a iniciativa foi uma aula de cultura e cidadania. “Estamos aprendendo um pouco mais. A vida é solidariedade, é luta, é resistência, é um Brasil melhor, com inclusão, especialmente com esse setor social que é o presente, não o futuro, e que precisamos que seja o mais feliz e cheio de oportunidades”, enfatizou.

O jovem Bruno Matos, liderança da Vila Farrapos, destacou que “é de extrema importância a gente estimular a cultura e o desenvolvimento dos nossos pequenos, porque eles não são o futuro, são o presente e é através deles que vamos construir uma nova sociedade, mais justa e igualitária”.

Para a liderança da Vila Cristal, Natiele Araújo, é muito importante oportunizar o acesso à cultura. “Como mãe e militante na comunidade, vejo como grande valia para as crianças sair da zona de conforto e do cotidiano. Foi muito legal ter essa experiência. É muito bom que o projeto CUT com a comunidade insira e proporcione o acesso à cultura”, disse.

Ela também destaca o papel do projeto de fazer a relação entre as comunidades e os sindicatos de luta. “É importante que esse projeto continue, porque o cinema não é uma realidade para as crianças da periferia. O acesso é caro e não é cotidiano. É uma experiência bem diferente estar numa sala de cinema, assistindo a um filme nessa qualidade”, frisou.

CineBancários5
Muitas crianças nunca tinham entrado numa sala de cinema.

Oportunizar cultura para as comunidades

O diretor financeiro do SindBancários, Tiago Vasconcelos, enfatizou que o CineBancários busca oferecer a cultura para os trabalhadores e servir a população. “Esse projeto não é de hoje. Precisamos ampliar e permanecer porque o CineBancários é um equipamento cultural que o SindBancários construiu para toda a população, a ser usufruindo por todos e todas”, falou.

O dirigente sindical deu às boas-vindas à Casa dos Bancários. “Quando somos solidários, as coisas sempre ficam da melhor forma. Foi um prazer receber as crianças aqui. É uma alegria, uma honra, uma missão oportunizar para as várias comunidades a experiência do cinema. Mostrar que a produção cultural é importante e ela é um valor que permanece, fica um registro na memória”, argumentou.

CineBancários2
Crianças receberam um lanche após a exibição do filme.

Sobre o projeto CUT com a Comunidade

O projeto CUT com a Comunidade surgiu durante a pandemia com o objetivo de ajudar trabalhadores e trabalhadoras que perderam emprego e renda em função do coronavírus. Semanalmente, a CUT-RS promove a doação de dezenas de cestas básicas. Também foram organizadas cozinhas comunitárias com entrega de marmitas.

No desenvolver do projeto, a partir do valor da solidariedade, outras relações foram se criando e novas oportunidades foram surgindo. “Solidariedade não é apenas proporcionar alimentação, mas também devolver a dignidade e oportunizar experiências culturais, de lazer, que constroem uma outra consciência, mostrando que a cultura também é um direito”, ressaltou Amarildo.

CineBancários3
Crianças comemoraram a ida ao CineBancários.

Meia-entrada para sócios de sindicatos filiados à CUT

Fruto de um convênio de parceria, os sócios de sindicatos e federações filiadas à CUT no Rio Grande do Sul têm desconto de 50% no ingresso ao CineBancários. Para tanto, é preciso apresentar a carteirinha de sindicalizado na bilheteria do cinema.

Atualmente, os ingressos custam R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia-entrada). O desconto é extensivo a cônjuge e dependentes. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

Na ausência da carteirinha, o trabalhador e a trabalhadora devem apresentar o contracheque do último mês de pagamento com o desconto da mensalidade sindical. Na bilheteria do Sindicato, há uma lista das entidades filiadas à CUT-RS.

O cinema fica no térreo da sede do SindBancários (Rua General Câmara, 424), no Centro Histórico de Porto Alegre.

Clique aqui para acompanhar a programação do CineBancários.

CineBancários6
CineBancários foi inaugurado em 14 de outubro de 2008, durante uma greve da categoria.

Fonte: CUT-RS |Fotos: Carolina Lima / CUT-RS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER

Luciano Fetzner Barcellos
(Banrisul)
PRESIDENTE

Tags

Filiado à Fetrafi/RS, Contraf/CUT e CUT
Rua General Câmara, 424-Centro / CEP:90010-230 /
Fone: 51-34331200

Porto Alegre / Rio Grande do Sul / Brasil

Categorias

Categorias

Categorias