Curadora do CineBancários recebe distinção

Bia Barcellos é a homenageada do 12ª Festival Escolar de Cinema por sua trajetória dedicada à democratização do acesso ao cinema

Ela faz um trabalho no SindBancários em nome do cinema que não aparece muito. E não é só porque ela é tímida e procura fugir dos holofotes. Afinal, sua contribuição à sétima arte não tem a ver com brilhar nas telonas ou dirigir algum filme. Nem por isso, a curadora do CineBancários, Bia Barcellos, deixa de ter uma função de gigante: democratizar o acesso ao cinema.

Pois essa sua tarefa de vida rendeu homenagem de uma entidade que educa para o cinema. Bia é a homenageada do 12º Festival Escolar de Cinema, ação do Programa de Alfabetização Audiovisual (PAA). Quem não é muito assenhorado ao campo de agentes do cinema, essa entidade tem uma importância de formação e educação.

A atuação do PAA e a importância desta distinção podem ser medidas pela galeria de homenageados. Saiba que Bia Barcellos passa a figurar numa galaria de distintos que inclui Otto Guerra, Liliana Sulzbach, Ana Luiza Azevedo, Monica Schmidt e Luis Fernando Verissimo.

“Ser homenageada pelo PAA é uma grande honra, pois considero o projeto um dos mais importantes na área do audiovisual em escola da América Latina. É um projeto sério, consistente, amplo, que tem muito vigor, além de uma constante renovação e ampliação impressionantes”, conta Bia.

O projeto PAA está diretamente ligado à trajetória de Bia na divulgação do cinema nacional. “Foi muito emocionante vê-lo surgir na Sala PF Gastal e da cabeça de uma profissional incansável e arrojada como a Maria Angélica dos Santos”, ilustrou.

Como dito no início, Bia não aparece nas telonas. Mas, se não fosse ela, debates e exibições de filmes como “Que Horas Ela Volta” não seriam possíveis no CineBancários em 2015. Na estreia deste filme no CineBancários, teve debate com presença das atrizes Camila Márdila e Karine Teles. E tantas outras estreias e debates no CineBancários são obra desta jornalista que escolheu o cinema.

“Em algumas edições passadas, tivemos o privilégio de receber as crianças participantes do Festival nas sessões do CineBancários, o que nos deixou muito felizes. É vital que programas como esse continuem existindo, crescendo e se fortalecendo, para que possamos ter uma luz no fim do túnel em relação às gerações que estão vindo por aí. Tenho muito orgulho do PAA ser uma criação de Porto Alegre”, acrescentou Bia.

Bia Barcellos é uma gestora cultural de história fundamental para a democratização do acesso ao cinema no Rio Grande do Sul desde os anos 1990. É figura-chave na criação do projeto da Cinemateca Capitólio, espaço de acervo e exibição de filmes. Além dessa trajetória, figura como uma das pessoas que participou da concepção do CineBancários, fundado em 2008.

O que é o PAA?

O Programa de Alfabetização Audiovisual (PAA) realiza ações de formação docente, cursos de extensão universitária, oficinas de realização audiovisual e festival de cinema a professores e estudantes da Rede Pública de Ensino.

Promove oficinas de introdução à realização audiovisual e o acesso a esta linguagem aos alunos da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre.

Num momento em que escolas, professores e estudantes passam por dias difíceis e incertos, o PAA aposta em ações de fortalecimento de vínculos e de apoio ao trabalho desenvolvido até aqui.

Nesta 12ª edição, serão 5 programas de curta-metragens divididos em eixos temáticos, acompanhados das “Primeiras Conversas”, em que equipe do PAA, professores e cineastas comentam os filmes e buscam o diálogo entre o cinema, o universo escolar e as temáticas abordadas. Toda a programação é online e gratuita.

O Programa é realizado através da parceria entre a Universidade Federal do rio Grande do Sul – Faculdade de Educação, da Prefeitura de Porto alegre através da Cinemateca Capitólio e é financiado pelo Ministério do Turismo

Saiba mais em  www.alfabetizacaoaudiovisual.poa.br

As sessões do CineBancários estão supensqas desde 17 de março de 2020 por causa da pandemia de Covid-19.

Fonte: Programa de Alfabetização Audiovisual, com Imprensa SindBancários

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER