Crianças de escolas da periferia assistem filmes no SindBancários em projeto de cidadania

Cerca de 40 crianças do 5º e 6º anos das escolas estaduais de ensino fundamental Presidente Costa e Silva e Baependi, na periferia de Porto Alegre, assistiram ao filme “Frozen – uma aventura congelante”, no Cine Bancários, na manhã desta terça-feira, 08/12. A atividade faz parte do Projeto Cinema para Crianças, como explica a diretora do SindBancários, Catia Cilene Nunes: “Deste modo, nossa entidade ajudar a ampliar o conhecimento e a cidadania destas crianças”, diz. Após o filme, as crianças fizeram um lanche no próprio Sindicato.

A turma do colégio Costa e Silva foi acompanhada pelas professoras Maria Cristina Polino e Maria Luiza Delamea. “Nosso foco aqui é a socialização e a busca da cidadania”, disse Maria Luiza. As professoras das turmas das duas escolas que assistiram juntas ao filme, na sessão oferecida pelo Sindicato, consideram a iniciativa uma oportunidade de ampliar os horizontes das crianças. “Tem crianças aqui que nunca tinham ido a um cinema. Esta é uma situação que propicia o acesso à cultura”, afirmaram.

Além disso, a visita à Casa dos Bancários e a sessão gratuita de cinema, posteriormente é abordada em aula, entre professores e alunos, e as crianças realizam trabalhos escolares sobre o assunto. “Abordamos desde o conteúdo do filme assistido como também a visita, o papel do Sindicato e outros temas de aprofundamento da cidadania”, concluíram as professoras. A escola Presidente Costa e Silva fica no Bairro Medianeira, enquanto a Baependi localiza-se no Bairro Cascata.

Visita na segunda-feira

Na tarde da segunda-feira, 07, o CineBancários já tinha recebido a visita de outra turma de estudantes – os alunos do 1º e 3º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Medianeira. As professoras do primeiro e terceiro ano da Escola Medianeira, Ana Dolores e Ana Bento, destacaram a importância de trazer os alunos para além do ambiente escolar.

CriançascinemaDSC_193307122015web

“Buscamos atividades fora da escola, pois acreditamos na importância de sair com eles para que tenham novas experiências. Para alguns esta é a primeira oportunidade de andarem de ônibus, virem até o centro da cidade e estarem numa sala de cinema. Este passeio é muito importante, tanto ou mais do que ver o filme,” concluíram as professoras.

DSC_1944escadaweb

Para o presidente do Sindicato, Everton Gimenis, o projeto reforça o compromisso do SindBancários com a promoção da educação e da cultura: “Acreditamos que estas são formas de ajudar a mudar o Brasil. Por isso mesmo nossa entidade vai continuar a incentivar ações desse gênero, em benefício de toda a sociedade”, concluiu Gimenis.

Projeto para escolas públicas

Neste ano, o “Projeto Cinema para as Crianças” começou na segunda feira, 07/12, e acontece até a quinta-feira, 10/12, sempre com sessões às 9h30 e às 15h. O público é formado por estudantes das escolas estaduais de Porto Alegre que aceitaram o convite do SindBancários. Após as sessões de cinema, as crianças ganham lanche.

DSC_1964meninoslancheweb

Cronograma

Segunda-feira, 7/12 : 15h –  Escola Medianeira.

Terça-feira, 8/12: 9h30 – Escola Baependi e Escola Presidente Costa e Silva; 15h – Escola Baependi.

Quarta-feira, 9/12: 9h30 – Escola Medianeira;  15h – Escola Campinhos e Escola Prof. Afonso Guerreiro Lima.

Quinta-feira, 10/12: 9h30 – Escola Medianeira; 15h- Escola Venezuela.

Texto e fotos: José Antônio Silva e Marina Lehmann (estagiária de Jornalismo).