Contraf-CUT protesta contra a realocação de empregados da Caixa

Banco anunciou que serão realocados cerca de 1.050 empregados sem função ou com gratificação já incorporada

A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, que assessora a Contraf-CUT, enviou um ofício para pedir a imediata suspensão da transferência de empregados de áreas meio e da Matriz da Caixa para agências do banco até em outros estados. Para Dionisio Reis, coordenador da CEE, esta é mais uma medida que visa o enfraquecimento da instituição. “Desde janeiro, a Caixa vem sofrendo um processo de precarização, simbolizado principalmente pela venda das áreas mais rentáveis, como a de cartões e seguros. Essa política de pressão e chantagem com os trabalhadores faz parte do processo de desmonte do banco”, aponta o sindicalista.

Sem diálogo

O plano de realocação de pessoal da Matriz foi lançado na quinta-feira, 30/05, sem qualquer diálogo com as representações dos empregados e faltando poucos dias para o encerramento do prazo para adesão ao Programa de Demissão Voluntária (PDV), previsto para sexta-feira, 07/06.

Na avaliação das entidades representativas dos trabalhadores da Caixa, o programa de realocação foi elaborado sem considerar os impactos que trará nas áreas envolvidas. Em videoconferência, realizada na última segunda-feira, 03/06, pela manhã, a direção do banco anunciou que serão afetados pela realocação para agências cerca de 1.050 empregados sem função ou com a gratificação já incorporada ao salário.