Contraf-CUT pede avanços na segurança bancária na reunião com Fenaban

Primeira mesa de Segurança foi realizada neste dia 23 em São Paulo

A primeira reunião da Mesa Bipartite de Segurança Bancária de 2019, entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), foi realizada na tarde desta terça-feira, 23/4, em São Paulo. Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo e uma das coordenadoras do Comando Nacional, reafirmou que a atual minuta deve ser debatida para ter avanços: “Mesmo que a gente possa ter divergências com os bancos, nós queremos construir e chegar a soluções efetivas que garantam a vida e a segurança dos bancários e dos clientes”, disse.

Reivindicações
Entre as principais reivindicações do movimento sindical está a instalação de portas automáticas em postos de atendimentos bancários (PABs) e agências de negócios, com caixas automáticos e a logomarca do banco, sem vigilantes. “Esses locais acabam tendo a movimentação de dinheiro, com depósito e saque nos caixas eletrônicos, o que atrai a atenção de bandidos e coloca em risco a segurança dos trabalhadores no local”, afirmou Elias Jordão, coordenador do Coletivo Nacional de Segurança Bancária da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). “Os locais com portas de segurança sofrem menos ataques dos que os que não têm. Por isso, a questão da porta de segurança é uma das prioridades da nossa pauta. Vamos manter a pressão até que os bancos atendam nossa reivindicação”, concluiu.

Números divergentes

Durante a reunião ficou claro a diferença de metodologia de apuração de dados de violência bancárias entre os lados. A nova Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos, realizada pela subsecção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) na Contraf-CUT, foi apresentada. Na sequência, os bancos apresentaram os números de violência bancária tabulados por eles. O movimento sindical apontou que está bem distante da realidade e que o ideal seria os bancos passarem os números deles para fazer parte do estudo dos bancários.

Projeto Piloto

O movimento sindical apresentou os números do projeto-piloto realizado em Pernambuco e cobrou sua ampliação para outras cidades. “O projeto piloto trouxe resultados muito positivos. Não podemos deixar essas ações se perderem. Nosso objetivo é que no futuro, todas as agências do país tenham essas iniciativas de segurança”, definiu Elias Jordão.

A próxima reunião ficou marcada para o dia 26 de junho.