Conheça os projetos pré-selecionados para OP 2022 do SindBancários

Projetos homologados serão apresentados e escolhidos pela categoria a partir de 22 de junho

Os oito projetos pré-selecionados para concorrerem aos recursos do Orçamento Participativo 2022 do SindBancários serão apresentados à categoria na quarta-feira (22), às 18 h, em assembleia geral virtual. A partir desta data, os trabalhadores bancários terão a oportunidade de conhecer melhor as iniciativas homologadas e ouvir diretamente dos próprios autores o objetivo de cada projeto e porque ele merece ser contemplado com as verbas do OP, que neste ano corresponde a 1,38% do orçamento da entidade para o ano vigente.

Conforme Ana Guimaraens, membro da comissão que organiza o processo seletivo, as propostas encaminhadas em 2022 surpreenderam não apenas pelo conteúdo como pelo caráter sociocultural e educativo que possem. Na avaliação da diretora, todos os participantes deste ano atingiram os critérios necessários para seleção.

“Assim como em 2021, todas as inscrições foram homologadas porque a totalidade dos projetos inscritos correspondeu à política do sindicato para o orçamento participativo e aos critérios estipulados para a liberação de recursos. Caberá ao conjunto dos bancários decidir quem serão os contemplados deste ano, pois em matéria de OP, é o associado que tem a palavra final”, avalia a dirigente sindical.

Conforme minuta do edital de seleção, as reuniões serão abertas a todos(as) bancários(as) e serão realizadas pela plataforma zoom, sempre às quartas-feiras, iniciando na segunda quinzena do mês e terminado com a grande assembleia do dia 29 de junho, quando os projetos vencedores serão divulgados para o conjunto dos associados.

“O Orçamento Participativo é uma ferramenta de radicalização da democracia, foi assim quando foi instituído em Porto Alegre, pelo ex-prefeito e ex-governador, Olívio Dutra (PT), e é assim no SindBancários, desde a implantação da primeira edição do programa, em 2020. O que almejamos é ampliação do número de participantes, pois é saudável que cada vez mais associados tomem parte em como é feita a aplicação das verbas oriundas da arrecadação sindical”, analisa a diretora, ao projetar um participação ainda mais efetiva da categoria bancária no OP de 2023.

Confira os projetos pré-selecionados

Confira o Calendário do Orçamento Participativo 2022