Conheça os projetos aprovados no Orçamento Participativo do SindBancários

Em um processo plenamente democrático e transparente, bancários sindicalizados propuseram e escolheram iniciativas que serão financiadas pelo Sindicato

Mais de cem bancários participaram do Orçamento Participativo e escolheram os projetos que serão financiados pelo SindBancários nos próximos meses, em um processo histórico e pioneiro no meio sindical.

Formalmente, o processo do OP iniciou em 1º de abril, quando foi publicado um edital com regras e datas de cada fase e foi desenvolvido por três meses, com reuniões e a assembleia que ocorreu entre 29 de junho a 4 de julho. Todos os projetos foram propostos pelos bancários sindicalizados, em uma ferramenta norteada pela transparência e participação direta da categoria, e publicizados nos meios de comunicação do Sindicato.

“O Orçamento Participativo foi muito positivo e a tendência é crescer nos próximos anos”, explica a diretora de Cultura e Sustentabilidade do SindBancários, Ana Guimaraens. Ela também ressalta que agora se inicia uma nova fase. “O próximo passo será  os proponentes se reunirem com o Administrativo para viabilizarem os projetos aprovados”, explica.

O Orçamento Participativo é uma das novidades do novo Estatuto do SindBancários, aprovado em 2020 e que já está em vigor. A reforma estatutária buscou modernizar a estrutura do Sindicato, trazer mais transparência e incentivar a participação dos bancários.

Vale ressaltar que o OP não é uma iniciativa nova. A primeira experiência foi em Porto Alegre, realizada pelo então prefeito da cidade, Olívio Dutra, que também foi presidente do SindBancários. Deu tão certo que, a partir dali, o OP foi adotado em várias capitais pelo mundo, como Belo Horizonte, Vitória, Lisboa, Montevideo e Buenos Aires.

“Devemos resgatar o Orçamento Participativo popular, dando ao povo o direito de discutir e decidir sobre ações e obras a serem realizadas nas suas comunidades. É urgente voltarmos a exercer a democracia popular com a sociedade e estancar o poder da elite burocrática”, observa o secretário executivo do SindBancários, Luiz Cassemiro.

Projetos selecionados – Categoria B

Cestas básicas para Instituto São Marcos e Pequena Casa da Criança
Proponente: Luiz Fernando de Oliveira Carbone
70 votos