Conflito Palestina X Israel

Nota oficial

Acompanhamos com muita preocupação o conflito na faixa de Gaza. A extensa cobertura da mídia hegemônica ignora que, há 76 anos, a Palestina vive um processo de apartheid e limpeza étnica por parte do Estado de Israel. Isso é um fato reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Ao contrário da nossa grande mídia, como bem colocado em nota oficial da Central Única dos Trabalhadores (CUT), “a própria imprensa israelense, como o prestigioso jornal Haaretz, atribui a responsabilidade pela atual situação no Oriente Médio ao governo de Netanyahu, um governo racista, colonizador, autoritário e belicista, que criou uma situação de ataques cotidianos aos palestinos também na Cisjordânia, em Jerusalém oriental, o que foi questionado por grandes mobilizações dentro do próprio Estado de Israel.” Em consequência, trabalhadores, mulheres, jovens e velhos de Israel viram-se vítimas de violência.

Do lado Palestino, trabalhadores, mulheres, jovens e velhos estão com um alvo nas costas e com os tanques israelenses apontados para si. Todos inocentes e oprimidos. Todos ilhados e cercados na faixa de Gaza, que é o que lhes restou do território do qual foram arrancados há décadas e de forma violenta.

O caminho da paz é a o fim do apartheid e do supremacismo sionista e a construção de dois estados – Judeu e Palestino -, garantida a autodeterminação e a soberania.

Palestina Livre.
Paz e Solidariedade