Confira a programação completa do VII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro

Evento acontece nos dias 10 e 11 de novembro, no SindBancários; inscrições para participar estão abertas

Em novembro acontece a sétima edição do Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro, que neste ano será realizado na sede do SindBancários de Porto Alegre e Região nos dias 10 e 11. Iniciativa da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), o fórum já tem a programação definida e está com inscrições abertas. Para participar, clique aqui.

As mesas de debates e paineis da atividade, que se propõe a discutir o racismo na sociedade e seus reflexos no mercado de trabalho, envolvem temas como o empoderamento da mulher negra, conjuntura histórica das relações de trabalho e raciais no Brasil, políticas de combate ao racismo, entre outros. O fórum simboliza, segundo o diretor de Diversidade e Racismo do SindBancários, Sandro Rodrigues, a construção de um campo estratégico de atuação com debates, organização e propostas que contribuam para políticas destinadas a superar as desigualdades raciais.

Confira a programação completa:

10 de novembro

9h – Credenciamento

9h30 – Abertura

ANÁLISE DE CONJUNTURA HISTÓRICA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO E RACIAIS NO BRASIL E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA VIDA DA POPULAÇÃO NEGRA

10h10 – Mário Theodoro

Professor e Doutor em Economia pela Université Paris 1 – Sorbone, foi diretor da área internacional do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). É autor do livro A Sociedade Desigual.

11h – Tamires Sampaio

Advogada, mestra em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, assessora especial do Ministério da Justiça e Segurança Pública e coordenadora do PRONASCI 2.

11h30 – Debate

12h30 – Almoço

PARTICIPAÇÃO DOS NEGROS E NEGRAS NO MERCADO DE TRABALHO E POLÍTICAS DE COMBATE AO RACISMO

14h – Vivian Machado

Economista, mestra em Economia Política pela PUC-SP, técnica da subseção do Dieese na Contraf-CUT e pesquisadora do Observatório Conjuscs, da Universidade de São Caetano do Sul.

14h30 – Bruna Rodrigues

Deputada estadual do Rio Grande do Sul pelo PCdoB, integrante da primeira Bancada Negra da história do legislativo gaúcho, é presidenta do Comitê Municipal do PCdoB em Porto Alegre e estudante de Administração Pública e Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

15h – André Brandão

Professor titular da Universidade Federal Fluminense, no Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social, é doutor em Ciências Sociais com vários estudos publicados na área de avaliação de políticas sociais.

15h20 – Debate

Intervalo para o café

EMPODERAMENTO DA MULHER NEGRA NA POLÍTICA NO TRABALHO E NA VIDA

16h – Mônica Alexandre

Secretária-geral adjunta da Seccional da OAB/RJ, é presidenta da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas do Rio de Janeiro e membro da Comissão de Direito Sindical Seccional Rio de Janeiro da OAB/RJ.

16h30 – Carol Dartora

Deputada federal pelo estado do Paraná, foi vereadora de Curitiba. É professora de História, mestra em Educação pela UFPR e doutoranda em Tecnologia e Sociedade pela UTFPR. Atuou no segundo maior sindicato de profissionais da educação da América Latina, a APP Sindicato.

17h – Kelly Quirino

Doutora e mestra em Comunicação, bacharel em Jornalismo. Atualmente é representante dos funcionários no Conselho de Administração do BB. É pesquisadora de gênero e relações raciais e professora da Universidade de Brasília e da Universidade Católica de Brasília.

17h30 – Debate

18h – Encerramento

20h – Confraternização

11 de novembro

O SISTEMA ECONÔMICO BRASILEIRO COMO POLÍTICAS DE INCLUSÃO DE NEGRAS E NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO E REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS

9h30 – Rodrigo Monteiro

Economista, servidor do Banco Central há 28 anos, pós-graduado em Contabilidade e Auditoria e em Normas Internacionais de Contabilidade. Atualmente trabalha na área de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não Bancárias.

10h – Debate

10h30 – Combate à discriminação racial:  A categoria bancária e suas experiências no combate ao racismo

11h – Desafios e compromissos das entidades envolvidas

12h – Encerramento