Concurso do Banrisul tem 150 mil inscritos para 200 vagas

O concurso público para preenchimento de 200 vagas ao Banrisul, a ser realizado no dia 24 de fevereiro, conta com mais de 150 mil inscritos, de acordo com as listas preliminares da Fundação Carlos Chagas (FCC), a banca organizadora do certame. As inscrições ao concurso encerraram-se a 15 de janeiro. Neste concurso, o edital de convocação das provas, que deve ser divulgado no dia 12 de fevereiro, poderá chegar a inéditos 750 candidatos por vaga. Além das 200 vagas, o concurso visa aprovar também cadastro de reserva, sendo voltado a carreira de escriturário, que exige a conclusão do Ensino Médio.

A serem realizados no dia 24 de fevereiro, os exames acontecerão nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz, Santa Maria e Santo Ângelo.

Déficit de trabalhadores nas agências

O Banrisul hoje tem um deficit de funcionários que oscila entre 20 e 30% por agência”, aponta o presidente do SindBancários. “Isto termina gerando precarização no atendimento dos clientes e sobrecarga de trabalho aos funcionários”, diz Everton Gimenis. O último concurso para escriturário no Banrisul aconteceu em 2015, com a abertura de 300 vagas de escriturários. Mas o banco só terminou preenchendo as vagas imediatas, sem o cadastro de reserva. A validade daquele concurso encerrou em março de 2018.