Comando e Banrisul fazem terceira rodada de negociações para acordo aditivo nesta quarta, 15/8, em Porto Alegre

Primeiro, foram exatos 50 dias entre a disposição da direção do Banrisul sentar na mesa de negociação, de fato, em 6/8, e a entrega da Pauta de Reivindicações dos Banrisulenses à diretoria em 15/6. Depois, foi a enrolação da primeira mesa na sede da Fetrafi-RS e a repetição à exaustão de “esperar a Fenaban”. Quatro dias depois, foi a segunda mesa de negociação, na sede da ASBANCOS. Teve ameaça até de levar a negociação para dissídio (decisão) na Justiça do Trabalho se não fechar até 31 de agosto. E, então, a sinalização de que pode negociar a renovação do acordo coletivo aditivo por 60 dias enquanto segue negociando questões específicas de um novo.

Terceira Mesa de Negociação dos Banrisulenses

Quarta-feira, 15/8 | 14h | Sede da Fetrafi-RS (Rua Coronel Fernando Machado, 820, Centro Histórico de Porto Alegre).

E, nesta quarta-feira, 15/8, a partir das 14h, teremos a terceira rodada de negociação da Pauta de Reivindicações Específicas dos Banrisulenses, na sede da Fetrafi-RS. Desta vez, o Comando Nacional dos Banrisulenses quer ver materializada em avanços concretos em cláusulas, inclusive com redação, o que sugeriu acontecesse desde a primeira mesa de negociação. Traduzindo: o Comando quer ver propostas na mesa para questões de saúde, segurança, educação e um compromisso com a ultratividade, aquilo que os Banrisulenses conquistaram em acordos coletivos específicos anteriores e que a reforma trabalhista, a Lei 13.467/2017, retirou desde novembro quando passou a valer. A ultratividade é a renovação do acordo aditivo anterior enquanto um novo é debatido em mesas de negociação.

De fato, a reforma trabalhista, que foi escrita ou ditada pelos banqueiros, tem exigido cautela do Banrisul. Os negociadores nomeados pela diretoria para as mesas com o Comando Nacional dos Banrsiulenses inclusive verbalizaram essa preocupação na segunda mesa. Falaram várias vezes em “insegurança jurídica”. Isso porque o acordo coletivo passará a ter força de lei, uma vez que o espírito da reforma trabalhista é fazer valer o negociado sobre o legislado e retirar direitos.

Então, espera-se, na terceira mesa, que a diretoria do banco seja mais propositiva do que a enrolação que foi a primeira mesa e do que a segunda que discutiu muito o processo negocial e não se avançou em cláusulas. Muito embora a diretoria tenha apresentado algumas questões relacionadas ao seu interesse: renovar o acordo e continuar debatendo sobretudo gratificação de função e banco de horas.

Atenção à mobilização

Banrisulense, fique atento e ouça o chamado dos teus representantes dos Sindicatos e da Fetrafi-RS. Lembre-se que a segunda mesa ocorreu no mesmo Dia do Basta, 10 de agosto, quando as centrais sindicais realizaram protestos no Dia Nacional de Lutas em Defesa dos Direitos e da Democracia. Os Banrisulenses haviam participado da assembleia, de 8/8, que lotou o auditório da Casa dos Bancários. Estiveram na vigília em frente à sede da ASBANCOS em Porto Alegre, e participaram das caravanas de convencimento e esclarecimento nos locais de trabalho. Agências ficaram fechadas até o meio-dia em Porto Alegre. O recado foi dado!

Calendário de luta dos Banrisulenses

15/6: Entrega da pauta de reivindicações específicas dos Banrisulenses à diretoria do Banrisul na DG em Porto Alegre.

6/8: Primeira mesa de negociação entre o Comando Nacional dos Banrisulenses e a diretoria do Banrisul. Os negociadores do banco repetem que vão seguir a Fenaban e só enrolam.

10/8: Na segunda mesa de negociações entre Comando Nacional dos Banrisulenses e a diretoria do banco, há avanços na negociação. Participação dos Banrisulenses no Dia do Basta tira diretoria da zona de conforto. Tom da direção muda e assinatura de pré-acordo é sinalizada.

15/8: Terceira mesa de negociação entre o Comando Nacional dos Banrisulenses e a diretoria do Banrisul ocorre a partir das 14h, na sede da Fetrafi-RS (Rua Coronel Fernando Machado, 820, Centro Histórico de Porto Alegre).

Fonte: Imprensa SindBancários