Colegas do Badesul aprovam em assembleia unânime minuta específica de reivindicações da Campanha Salarial 2016

Os colegas do Badesul finalizaram o debate de construção da sua pauta específica de reivindicações na noite da quarta-feira, 31/8. No auditório da sede do banco, no Centro de Porto Alegre, os bancários e as bancárias do Badesul aprovaram por unanimidade a minuta de reivindicações que irão entregar à diretoria do banco. O passo seguinte será marcar uma agenda de negociações para debater com a diretoria o conteúdo das reivindicações.

Este ano, a Campanha Salarial dos Bancários impõe desafios para além das reivindicações dos trabalhadores bancários. O golpe em nossos direitos se arma com várias propostas que tramitam no Congresso Nacional. Terceirização sem limites (PLC 30), no Senado, o fim da CLT, o negociado sobre o legislado e mesmo direitos conquistados com a luta histórica dos trabalhadores estão ameaçados, como o as Férias e o 13º salário.

Os banqueiros da Fenaban já deram o seu recado. No início desta semana, na quarta mesa de negociações com o Comando Nacional dos Bancários, fizeram uma proposta considerada insuficiente pelos representantes dos bancários. Eles ofereceram 6,5% de aumento nas verbas salariais (piso, vales, auxílios) e mais um abono de R% 3.000,00. O Comando Nacional orientou a rejeição da proposta em assembleia marcada para esta quinta-feira, 1º/9, e início da greve a partir de 6/9. Os bancários reivindicam 5% de aumento real.

“A luta dos trabalhadores bancários nesta Campanha Salarial coloca a nós um grande desafio. Temos que avançar nas nossas conquistas, ampliar benefícios nas áreas de saúde, segurança e condições de trabalho, mas os banqueiros acham que somos uma categoria que não precisa de mais nada. Queremos aumento real porque abono desaparece, não é salário. Os colegas do Badesul deram um exemplo de unidade e disposição para a luta ao construírem de forma democrática e transparente a sua minuta específica e aprová-la por unanimidade”, afirmou o diretor do SindBancários, Carlos Eduardo Bobsin. O assessor jurídico do SindBancários, o advogado Antônio Vicente Martins, também participou da assembleia.

Fonte: Imprensa SindBancários