Colegas da Caixa vestem preto contra venda da Lotex

Junte os colegas de sua agência e/ou local de trabalho e mande sua foto para o Sindicato vestindo preto, nesta terça, 26/3, em Dia de Luta contra o fatiamento do banco 100% público

Nesta terça-feira, 26/3, em todo o país, podemos fazer a diferença nas redes sociais e nos aplicativos de comunicação instantânea, colegas da Caixa. Vamos tentar ocupar as redes sociais publicando fotos com nossos colegas de agência ou local de trabalho vestindo preto. Para isso, o SindBancários, junto com a Fenae, providenciaram um cartaz que está sendo entregue nesta segunda, 25/3, na sua agência e um endereço de e-mail.

Colega da Caixa na área de atuação do SindBancários, envie sua foto para [email protected]; para o facebook (Sindbancarios.PoA) ou marque o Sindicato na sua publicação. Você pode também marcar o Sindicato no Instagram (sindbancariospoa) e no twitter (@sindbancarios).

Lembre-se de colocar no e-mail o nome e a cidade de seu local de trabalho para que possamos publicar nos perfis do SindBancarios na rede.

E lembre-se de usar a hashtag #AcaixaédoBrasil em todas as plataformas de redes sociais. Ela organiza a nossa mobilização nas redes.

A Caixa é o único banco 100% do Brasil. E tem agências espalhadas de norte a sul do país. Então, não estaremos sozinhos. Vamos mostrar que a comunidade ou família Caixa tem força e que não vamos permitir que nenhum governo fatie a caixa para facilitar a sua venda em partes.

As loterias da Caixa transferem quase 40% de sua arrecadação para programas sociais nas áreas de educação (Fies), saúde, esporte, cultura, seguridade social e segurança pública

Leilão da raspadinha

O leilão da raspadinha, previsto para ocorrer em 26 de março, foi remarcado para 26 de abril. É a quarta vez que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) adia o certame. “Não tem sentido privatizar a Lotex. Por isso, a resistência das entidades representativas dos trabalhadores e da sociedade é fundamental para barrar as ameaças contra o patrimônio do povo brasileiro”, afirma o coordenador a CEE/Caixa e diretor da Região Sudeste da Fenae, Dionísio Reis.

Para onde vai parte do dinheiro da raspadinha

Em 2017, as loterias da Caixa arrecadaram quase R$ 13,9 bilhões. Desse total, cerca de R$ 5,4 bilhões foram transferidos aos programas sociais do Governo Federal relacionados à seguridade social, à educação (Fundo de Financiamento Estudantil- Fies), ao esporte (Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro, Comitê Paralímpico Brasileiro e clubes de futebol), à cultura (Fundo Nacional da Cultura), à segurança (Fundo Penitenciário Nacional) e à saúde (Fundo Nacional de Saúde), o que corresponde a 37,1% do total arrecadado. Caso a Loteria Instantânea seja privatizada, o repasse social deverá ser reduzido para 16,7%.

No ano passado, o Fies recebeu R$ 730 milhões para financiamento de cursos superiores para estudantes, principalmente de famílias de baixa renda. Já para o Fundo Nacional de Cultura os repasses foram de aproximadamente R$ 387 milhões.

Resistência

As entidades representativas dos empregados da Caixa têm lutado para barrar o leilão da Loteria Instantânea. A Fenae ajuizou, em novembro do ano passado, uma ação popular para barrar o processo que estava previsto para ocorrer no dia 29 daquele mês.

“Não haverá na iniciativa privada o interesse em garantir, por exemplo, que milhões de brasileiros façam uma faculdade com a ajuda do Fies. Esse é o perfil da Caixa Econômica Federal, banco que cumpre um papel social desde a sua criação. Isso não pode ser colocado em risco, até porque é apenas uma das ações do projeto que visa enfraquecer o banco e seus empregados”, destaca o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira.

Será a quinta tentativa do governo federal para conceder a exploração dessa modalidade de loteria à iniciativa privada. Um primeiro leilão chegou a ser agendado para julho, mas não houve propostas de empresas interessadas. A disputa, então, foi postergada para o final de novembro, depois para 22 de fevereiro e 26 de março.

Fonte: Fenae, com Imprensa SindBancários