Colega da Caixa, na assembleia unificada desta quarta, 29/8, venha decidir juntos nossas conquistas

Foram necessárias oito rodadas pegadas, com muitas ameaças e choradeira. Nem mesmo debater com a profundidade necessária as questões importantes, a diretoria da Caixa queria. A conversa da diretoria foi “esperar a Fenaban”. Esperamos pressionando. Até que, na madrugada do domingo, 26/8, em São Paulo, a nossa pressão na mesa e a mobilização funcionaram. Garantimos as conquistas históricas de nosso Acordo Coletivo Específico. Mantivemos a mesa única e a certeza de que a nossa luta continua. Os pontos principais que conquistamos: a manutenção da cobertura do Saúde Caixa nos moldes atuais e o pagamento da PLR Social.

O Saúde Caixa terá os custos administrativo e fiscal sob a responsabilidade do banco. Manter o plano também significa que 70% dos custos assistenciais ficam com a Caixa. Os empregados hoje na ativa manterão o plano quando se aposentarem. Os empregados admitidos após 31 de agosto de 2018 não terão direito ao Saúde Caixa nos moldes atuais. Mas isso não está esgotado. Sabemos a importância de manter os mesmos direitos para garantir a estabilidade do Saúde Caixa. Por isso a Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) deixou claro seu repúdio e o compromisso de continuar lutando na mesa permanente.

Agora é a hora da decisão. Na quarta-feira, 29/8, venha, colega da Caixa, participar da assembleia unificada, a partir das 18h, no Clube do Comércio, no Centro de Porto Alegre. Vamos decidir juntos a garantia das nossas conquistas históricas.

Assembleia unificada de avaliação e decisão de proposta da Convenção Coletiva Nacional (Fenaban) e Acordo Específicos de bancos públicos e privados

Quarta-feira, 29/8 | 18h | Clube do Comércio (Rua dos Andradas, 1.085, Centro Histórico de Porto Alegre)

Animated GIF - Find & Share on GIPHY

Saiba o que foi mantido na proposta

PLR

Foi garantida a PLR social (4% do lucro líquido apurado no exercício de 2018, distribuído em valores iguais para todos os empregados). Antecipação de 50% do valor da PLR deste ano após assinatura do acordo com a Fenaban e com a Caixa.

Função das gestantes

Manutenção da titularidade da função gratificada das gestantes e empregadas em licença-maternidade. Ou seja, a Caixa não pode descomissioná-las.

Adicional noturno em jornada mista

Está mantida a redação do acordo coletivo atual quanto ao adicional noturno, principalmente quanto a jornada mista, que compreende as que se iniciam entre 22h e 2h30 e se encerram após as 7h do dia seguinte, a chamada jornada mista.

Tíquetes e vales na licença médica

Os tíquetes e vales para colegas afastados por motivo de saúde foram mantidos no tempo que durar a licença médica.

Isenção de tarifas

As isenções de tarifas para empregados estão mantidas.

Intervalo intrajornada

A jornada de até 6 horas mantém intervalo de 30 minutos.

Mais direitos garantidos

Entre outras cláusulas mantidas: delegados sindicais, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), descanso adicional em agência barco, grupos de trabalho, incorporação ao REB ao novo plano da Funcef, promoção ano-base 2018/2019, qualidade de vida dos empregados, tesoureiro executivo, trabalho da gestante, registro de jornada, 13ª cesta alimentação.

Ameaças que a pressão afastou

> A diretoria da Caixa queria limitar a distribuição de lucros ao teto de 6,25% de lucro líquido, o que reduziria o valor da PLR para menos da metade.

> O Pagamento da PLR Social não estava garantido e está mantido.

> A resolução 23 da CGPAR, verdadeira sentença de morte ao Saúde Caixa, foi rechaçada nas negociações da Campanha 2018, garantindo a manutenção do plano no ACT. Mas a ameaça definitiva não foi afastada: estamos atentos!

> O Conselho de Administração a serviço dos banqueiros e do capital privado tentou transformar a Caixa em Sociedade Anônima, abrindo caminho a privatização. A ameaça foi afastada pela mobilização.

> A diretoria tentou retirar o ponto que condicionava a cobertura do Saúde Caixa aos filhos e enteados dependentes indiretos com renda inferior a R$ 1.800.

Confira edital de convocação de assembleia

Fonte: Imprensa SindBancários