COE Santander debate unificação de cargos, BEN, plano de saúde e sinalização de abertura no final de semana

A Comissão de Organização dos Empregados do Santander esteve reunida em São Paulo nesta quarta, dia 3. Entre os temas debatidos, estiveram a unificação de cargos nas agências, os novos cartões refeição e alimentação (BEN), vale-transporte, Plano de Saúde e a ilegal abertura das agências nos finais de semana. O funcionário do Santander e diretor de Financeiras e Terceirizadas, Luiz Carlos Cassemiro, representou os bancários gaúchos.

O encontro foi preparatório para duas reuniões com a direção do banco: na segunda, dia 8, com a diretoria de Relações Sindicais, na Fetrafi-RS, e no dia 25 de abril, às 14h, com a diretoria do Santander e representantes das federações da Comissão de Organização dos Empregados (COE).

“O novo modelo de atendimento nas agências vem deixando os funcionários do banco apreensivos, juntamente com as recentes afirmações de que as unidades vão abrir nos finais de semana. Temos uma extensa pauta para discutir com a direção do Santander na próxima reunião, assim como um compromisso com os funcionários, de acompanhar a unificação dos cargos e garantir que a transição ocorra sem acúmulo de funções e outras ilegalidades”, analisa Cassemiro.

Unificação de Cargos nas agências

O banco adiou a implementação para maio de 2019. É possível que o novo modelo não se aplique para agências porte D para baixo no primeiro momento. Os funcionários do Santander levantaram uma série de possíveis problemas que podem acontecer na transição e se comprometeram a acompanhar o processo, de forma que não ocorram acúmulo de função e outras dificuldades.

Por mais que o banco tenha base legal para realizar as alterações, não se pode dar prazo de 90 dias para os funcionários buscarem a certificação CPA. Neste sentido, a Resolução 3057 do Banco Central (BACEN) é clara ao dar prazo de um ano para o empregado se habilitar a uma atividade para a qual não foi contratado.

O banco também precisa seguir respeitando a jornada de 6 horas para caixas e 8 horas para cargos comissionados (ambos futuros Gerentes de Negócios e Serviços). Cargos comissionados podem atender nos caixas um máximo de 30% de sua carga horária.

Quanto a gratificação de caixa, deve ser incorporado no salário do “caixa hoje” e do futuro Gerente de Negócios e Serviços. A COE vai cobrar um treinamento para os novos cargos, que não pode sobrepor o horário de atendimento.

Tudo indica que o abastecimento dos ATM deverá ser terceirizado com carro forte.

BEN – Novos cartões Refeição e Alimentação

O principal problema enfrentado é quanto a rede credenciada. O Santander passou toda a responsabilidade de credenciar estabelecimentos para os funcionários.

O primeiro crédito no novo cartão deve ocorrer em 30 de abril, sendo que os créditos do antigo terão validade de 90 dias (até junho).

Vale-transporte

O Santander, após cobrança dos sindicatos, informou que descontará o valor de forma correta, como define a 21ª cláusula da CCT. Leia mais aqui.

Plano de Saúde

Devido aos constantes aumentos no plano de saúde que chegam a 20%, bem como a coparticipação que esta muito alto. Será solicitado um estudo ao DIEESE sobre a média de aumentos dos planos de saúde em geral e o oferecido aos bancários do Santander. Esta sendo organizada uma pesquisa para ser realizado junto aos colegas do Santander, para avaliar os aumentos e seus impactos.

Abertura nos finais de semana

Esse é um tema um tanto nebuloso, pois o Santander ainda não se posicionou oficialmente. A direção está marcando reuniões em diversas federações e sindicatos e o assunto está na pauta da reunião como “educação financeira para a sociedade”, reunião essa que será realizada no próximo dia 8 na sede da Fetrafi-RS.

Fonte: Imprensa/SindBancários