Clube do Vinho: uma verdadeira aula de aromas e sabores

Nesta terça-feira (16), o SindBancários promoveu o primeiro Clube do Vinho do ano, evento mensal organizado pela diretora de Aposentados e Seguridade Social, Natalina Gue e a Phoenix Produções. A cada edição, uma vinícola é convidada. Desta vez, a estrela foi a Vinícola Aracuri, da região dos Campos de Cima da Serra.
O bancário do Banrisul Fernando Dal Magro ficou tão satisfeito com a experiência que compartilhou o que aprendeu na noite cultural, enviando o seguinte relato ao Sindicato:

“Acredito que a escolha do Terroir foi perfeita para o nosso estado, situado em lugar de grande altitude e de frio, tem tudo para dar certo.

Aracuri é uma palavra indígena que significa pássaro de árvore alta. O pássaro é o papagaio Charão e a árvore, o pinheiro Araucária. Ambos ameaçados de extinção. Em Muitos Capões existe a Reserva Ecológica Aracuri, criada para ajudar na preservação destas espécies, onde a vinícola é vizinha.
Os 12 hectares de vinhedos contam com as variedades Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Chardonnay e Sauvignon Blanc. A produção dos vinhedos é de cerca de 50.000 kg de uva por safra. Com as quais, elaboram 12 rótulos distintos, em quatro linhas: Reduto, Collector, Aracuri e Campos Altos. Todas as garrafas são numeradas e pela pequena produção optaram por privilegiar a qualidade em detrimento do volume.

Provamos:
– Espumante Collector Blanc de Noir, 100% Pinot Noir, elaborado pelo método Tradicional (Champenoise). Categoria nature, com 2,9 g/L de açúcar residual. Coloração amarelo dourado. Apresenta perlage fina, constante e persistente. No nariz se destacam os aromas da fermentação com notas de frutas secas. No paladar é cremoso, com toque mineral, bom volume em boca e acidez agradável. Com uma extensa premiação (Grande Ouro – Concurso do Espumante Brasileiro, 2021, Gold – Wines of Brazil Awards, 2020. 89 pontos – Adega Brasil, Guia de Vinhos, 2020.90 pontos – Guia Adega 2016/2017. Medalha de Prata – Grande Prova Vinhos do Brasil, 2015. Medalha de Ouro – Vinus del Bicentenario, Argentina, 2014. Provamos também a sua versão “Sur lie” ( termo francês que significa sobre as borras) que é o espumante sem a retirada das borras residuais. Quando as células das leveduras se decompõem, elas liberam açúcares e proteínas que, em contato com o vinho, acrescentam estrutura, textura, aromas e sabores. A consequência é um vinho mais encorpado, cremoso e com maior riqueza aromática e gustativa. Os aromas mais comuns descritos nos espumantes sur lie são de fermento, pães, biscoitos, grãos, nozes e demais frutos secos. Tive uma leve preferência pelo “Sur Lie”, minha esposa preferiu o tradicional.

– Collector Cabernet Sauvignon, 100% Cabernet Sauvignon, maturação de 12 meses em barricas de carvalho. Possui coloração rubi profunda. Aromas complexos e elegantes, destacando-se licor de cassis e ameixa preta passa, com notas de especiarias, amêndoas, avelãs, chocolate e menta. No paladar, é estruturado e potente, com taninos macios e acidez equilibrada. Com Premiações Grand Gold – Wines of Brazil Awards, 2020, Medalha de Ouro – Wines of Brazil Awards, 2019, Medalha de Ouro – Grande Prova de Vinhos do Brasil, 2019. Medalha de Ouro – Grande Prova Vinhos do Brasil, 2017, 91 pontos – Guia Adega 2016/2017, Medalha de Ouro – Vinus del Bicentenario, Argentina, 2016, Medalha de Ouro – Grande Prova Vinhos do Brasil, 2016, Medalha de Ouro – Brazil Wine Challenge, Brasil, 2016, Medalha de Prata – Vinus del Bicentenario, Argentina, 2014, Medalha Grande Ouro – Mundial de Bruxelas, Brasil, 2013, Menção Honrosa – International Wine Challenge, London, 2012.

– Aracuri Pinot Noir, 100% Pinot Noir, maturação 6 meses em barricas de carvalho. A coloração é vermelho cereja. No olfato, se destacam os aromas primários de frutas vermelhas, como morangos em geleia. Além das notas de cacau e chocolate. No paladar, se apresenta com delicadeza e leveza, repetindo as notas aromática. Tem persistência e equilíbrio entre os taninos aveludados e o frescor. Com premiações Gold – Wines of Brazil Awards, 2020, 90 pontos – Guia Adega 2017/2018, 89 pontos – Guia Adega 2016/2017, Medalha Prata – Mundial de Bruxelas, Brasil, 2017, Medalha de Prata – Vinus del Bicentenario, Argentina, 2016.

Comprei para experimentar o Aracuri Merlot e o REDUTO que é Elaborado com uvas Merlot. Após a colheita, as uvas foram submetidas à desidratação natural antes do processamento da vinificação, método conhecido pelo termo italiano “Appassimento”. Assim que provar, comento”

Imprensa SindBancários