CineBancários tem animação para as crianças e estreia de Fé e Fúria

Semana alusiva ao Dia das Crianças terá filme para o público infantil; cinema também exibe documentário que investiga relações entre religiosidade, violência e intolerância

Na semana de 13 a 19 de outubro, estreia no CineBancários Fé e Fúria, documentário que aborda os conflitos religiosos existentes em favelas e subúrbios do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte. Dirigido por Marcos Pimentel, o filme investiga as complexas relações entre religiosidade, crenças, tráfico de drogas, violência urbana, intolerância e disputas de poder.

O que diferencia Fé e Fúria de um documentário mais convencional é justamente o modo de aproximação de Marcos Pimentel, reconhecíveis em seus trabalhos anteriores. Se aqui o espectador está diante de vários caldeirões prestes a explodir, isso não impede que a observação, a dilatação do tempo e o silêncio tão típicos de Pimentel se instalem quando o cineasta percebe que eles podem causar algum tipo de impacto emocional em quem assiste. A montagem de Ivan Morales Jr e a fotografia de Matheus da Rocha Pereira se conjugam à sensibilidade do diretor para capturar os instantâneos simultaneamente urgentes e contemplativos. Não se trata, então, de um filme com acúmulo de informações: o que mais conta, aqui, é apreender os afetos de quem apenas quer sobreviver no mundo onde estamos, independente de qual outro mundo se acredita existir depois da partida.

CineBancários para os pequenos

Para celebrar o feriado de Dia das Crianças, o CineBancários exibe na sessão das 15h as aventuras do Tromba Trem. O filme, dirigido por Zé Brandão, é inspirado na série homônima de sucesso, lançada em 2010 e que em sua trajetória já foi exibida na TV a cabo (Cartoon), TV aberta (TV Brasil) e no streaming (Netflix).

Tromba Trem conta a história do elefante Gajah que cai de um dirigível e perde a memória. No filme, Gajah vira celebridade da noite para o dia, e se lança numa carreira meteórica, mas tão rápido quanto chega ao estrelato, se tornará o principal suspeito de misteriosos raptos. Gajah vai contar com os amigos do trem a vapor para solucionar o caso: a tamanduá vegetariana Duda e uma colônia de cupins que acha que é de outro planeta. A animação conta com as vozes de Roberto Rodrigues como Gajah, Maíra Kestenberg como Duda, Elisa Lucinda como a Rainha dos cupins, Caíto Mainier como o gorila Silas, Marisa Orth como a jaguatirica Mirella, agente de celebridades, e o humorista Ed Gama como o Calango Leso.

PROGRAMAÇÃO
13 a 19 de outubro

15h – TROMBA TREM

17h – FÉ E FÚRIA

19h – LAVRA

*Não há sessões nas segundas-feiras

ESTREIA

FÉ E FÚRIA
Brasil / Documentário / 2019 / 103 min

Direção: Marcos Pimentel

Sinopse: Documentário que aborda os conflitos religiosos existentes em favelas e subúrbios do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte. O crescimento desenfreado das igrejas evangélicas e suas relações com os traficantes que comandam as comunidades tem provocado um desequilíbrio de forças religiosas nos morros e favelas, resultando em inúmeros casos de intolerância religiosa que interferem não somente na prática de cultos, mas também na estruturação do território e no comportamento de seus habitantes. FÉ E FÚRIA aborda a conduta dos “traficantes evangélicos”, revelando como religião e poder caminham juntos nas periferias das grandes cidades brasileiras e alimentam a crescente onda conservadora que paira sobre o país.

EM CARTAZ

TROMBA TREM
Brasil/ Animação/ 2021/ 94 min

Direção: Zé Brandão

Sinopse: Gajah, um elefante sem memória, é alçado ao status de celebridade do dia para a noite, e acaba se afastando de seus velhos companheiros de viagem no Tromba Trem. O estrelato dura pouco pois ele acaba se tornando o principal suspeito de misteriosos raptos. Desvendar o mistério só será possível com a ajuda dos amigos pré-fama: um grupo de obstinados cupins moradores de uma colônia e Duda, uma empolgada e inocente tamanduá vegetariana.

Elenco: Roberto Rodrigues, Maíra Kestenberg, Elisa Lucinda, Marisa Orth, Luca de Castro, Hugo Souza, Beto Vandesteen, Caíto Mainier, Ed Gama

LAVRA
Brasil, 2021, Documentário, 98 min

Sinopse: Ao voltar para sua terra natal, Camila vê de perto as consequências do maior crime ambiental do Brasil após uma barragem de uma mineradora romper e varrer quilômetros do local. Ela percorre o fluxo da lama tóxica e encontra pessoas, povoados e paisagens totalmente devastados. Quando outra barragem se rompe e mata cerca de 300 pessoas, Camila se une aos movimentos de resistência.

Teaser: https://vimeo.com/641729666

Ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

As sessões serão realizadas com todas as medidas preventivas e protocolos sanitários recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como limitação da ocupação da sala, uso obrigatório de máscara, higienização do espaço após o término de cada filme e disponibilização de álcool gel na recepção do cinema. Antes das sessões será exigida a apresentação de comprovante de vacinação contra Covid.

CineBancários

Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre