CineBancários, na noite deste dia 11, faz pré-estreia do filme “A noite mais fria da cidade”, sobre a desocupação violenta da casa dos Lanceiros Negros

A noite de quarta-feira, 14 de junho deste ano de 2017, foi de muita tensão em pleno coração de Porto Alegre: naquela noite gelada de inverno, com uso de força, bombas de efeito moral e pata de cavalo, a Brigada Militar retirou e jogou ao relento cerca de 70 famílias de trabalhadores que ocupavam um velho prédio público abandonado há mais de dez anos, na Rua Andrade Neves, no Centro Histórico. Trabalhadores, artesãos, homens, mulheres e crianças pobres moravam desde 2015 no casarão, formando a Ocupação Lanceiros Negros. Seis meses depois, o CineBancários faz a pré-estreia do documentário “A noite mais fria da cidade”, produzido pela Mandraque Filmes. Nesta segunda-feira, 11/12, às 19h, haverá sessão gratuita do documentário sobre a expulsão dos moradores e a luta dos dias seguintes.

Prédio segue abandonado

A produção contou com o apoio do deputado Jefferson Fernandes (PT), que na noite de 14 de junho chegou a ser preso e agredido por soldados da Brigada Militar, quando tentava intermediar uma solução pacífica para o conflito. Pessoas idosas, homens, mulheres e crianças, indígenas e negros foram jogados no meio da rua pela ação da BM, determinada pelo Governo de José Ivo Sartori.

Até o momento, seis meses depois da expulsão, o Estado não recuperou nem fez qualquer uso do velho prédio (antes ocupado pelo Ministério Público), localizado na esquina das ruas General Câmara e Andrade Neves, que segue se deteriorando como acontecia nos dez anos anteriores à ocupação dos Lanceiros Negros.

Senhas por ordem de chegada

O CineBancários possui 82 lugares. Por isso, é fundamental que as pessoas interessadas cheguem antes e peguem senhas para poderem assistir esta pré-estreia do filme. A Casa dos Bancários, onde localiza-se o cinema, fica situada na Rua General Câmara, 424, Centro Histórico de Porto Alegre.

O filme é dirigido por Antônio Padeiro, a fotografia é de Débora Beina e a trilha sonora é de autoria de Rafuagi.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER