Histórias do mestre de capoeira assassinado e do guitarrista de rock são contadas por meio de depoimentos e imagens
Dois documentários são as estreias na programação do CineBancários no dia 3 de agosto. “Môa, Raiz Afro Mãe” será exibido na sessão das 17h e “Luiz Carlini: Guitarrista de Rock” na das 19h. Às 15h segue em cartaz a adaptação de Dom Casmurro, “Capitu e o Capítulo”.
Môa, Raiz Afro Mãe
Em um prenúncio do que viria a ser o governo Bolsonaro, o mestre Môa do Katendê foi assassinado em um bar de Salvador, e foi assim que muita gente ficou sabendo de sua existência.
O que muitos ainda desconhecem é que ele foi um dos artífices da revolução ocorrida no carnaval baiano, com o surgimento de blocos afro. Além disso, foi compositor, professor de capoeira e símbolo de resistência cultural.
Sua história é contada através de imagens e depoimentos de gente como Gilberto Gil, Letieres Leite, Lazzo Matumbi, Fabiana Cozza, entre outros.
Confira o trailer:
Luiz Carlini: Guitarrista de Rock
Luiz Carlini é considerado, junto com o amigo Sergio Dias, dos Mutantes, um dos maiores guitarristas do rock brasileiro de sua geração. Conviveu, acompanhou a trajetória e foi roadie dos Mutantes, seus vizinhos no bairro da Pompeia, berço do rock paulista. Criou a banda Tutti Frutti, que durante os anos 70 gravou e tocou com Rita Lee, compondo e participando de alguns dos maiores sucessos da cantora.
É autor daquele que é considerado o mais importante solo de rock na música brasileira, inserido em Ovelha Negra, de Rita Lee, canção incluída no álbum Fruto Proibido, também um dos principais discos de rock e de música brasileira de todos os tempos.
Foi o guitarrista solo do Camisa de Vênus na volta do grupo nos anos 90; tocou com Titãs, Barão Vermelho, Capital Inicial e outros grupos; foi líder das bandas de Erasmo Carlos e Guilherme Arantes. Foi responsável pelos shows de casas como Paulicéia Desvairada, criada por Nelson Mota nos anos 80, e Victoria Pub, onde se apresentou para plateias como as bandas Queen, Van Hallen e Peter Framptom.
Gravou com Eric Burdon, vocalista dos Animals e participou de mais de 400 discos de cantores e músicos diversos. Luiz Carlini continua liderando a banda Tutti Frutti em shows pelo Brasil e participando de gravações de estúdio com grandes artistas da música brasileira.
Confira o trailer:
ESTREIAS
Môa, Raiz Afro Mãe
Documentário / 102min / Brasil / 2023
Direção: Gustavo McNair
Sinopse: Em um prenúncio do que viria a ser o governo Bolsonaro, o mestre Môa do Katendê foi assassinado em um bar de Salvador, e foi assim que muita gente ficou sabendo de sua existência. O que muitos ainda desconhecem é que ele foi um dos artífices da revolução ocorrida no carnaval baiano, com o surgimento de blocos afro. Além disso, foi compositor, professor de capoeira e símbolo de resistência cultural. Sua história é contada através de imagens e depoimentos de gente como Gilberto Gil, Letieres Leite, Lazzo Matumbi, Fabiana Cozza, entre outros.
Luiz Carlini: Guitarrista de Rock
Documentário / 88min / Brasil / 2023
Direção: Luiz Carlos Lucena
Sinopse: Por meio de depoimentos e imagens de arquivo, uma visita à trajetória de um dos maiores guitarristas brasileiros.
EM CARTAZ
Capitu e o Capítulo
Drama / 75min / Brasil / 2021
Direção: Julio Bressane
Sinopse: Capitu e o Capítulo aborda de forma livre a obra de Machado de Assis, Dom Casmurro. Com a proposta de ser um ensaio, o longa apresenta a personalidade complexa de Capitu, em contraste com os diálogos inventivos de Bentinho, e o amor profundo que ele sente pela moça. A paixão visceral vista através de uma nova perspectiva. O enredo também trabalha com a inquietação dos sentimentos humanos, tal qual o ciúme primitivo de Bentinho, e todas as intrigas desenvolvidas por suas paranoias.
Elenco: Mariana Ximenes, Vladimir Brichta, Enrique Diaz
Programação de 3 a 9 de agosto
15h – Capitu e o Capítulo
17h – Môa, Raiz Afro Mãe
19h – Luiz Carlini: Guitarrista de Rock
*Não há sessões nas segundas-feiras
Ingressos
Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6. Nas quintas-feiras, todos pagam meia entrada em todas as sessões. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.
CineBancários
Rua General Câmara, 424 – Centro, Porto Alegre/RS
Mais informações pelo telefone (51) 3030.9405 ou pelo e-mail [email protected]