Chegou o dia da nossa luta nos garantir e valer a pena. Vem pra mobilização, Banrisulenses, defender o que é nosso

A manhã desta quarta-feira, 22/3, começou quente. Sob o céu azul e um sol que tornou a manhã calorenta, ouvia-se, por toda a Região Metropolitana um chamado dos altos-falantes dos carros de som do Sindicato. É hoje o dia de fazer a nossa luta em defesa do Banrisul público valer a pena. Desde as primeiras horas da manhã, diretores do SindBancários, da Fetrafi-RS, colegas de agências, da DG, do interior e da Capital estão mobilizados para o Ato de Instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul Público, na Assembleia Legislativa.

Quem pensa que a luta pelo Banrisul começou apenas na manhã ensolarada desta quarta-feira e que vai terminar no Ato de Instalação no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa, a partir das 18h, precisa saber que, esta quarta-feira, será um dia histórico, um marco do quanto iremos precisar lutar para manter o Banrisul público. A manhã desta quarta-feira, iniciou com panfleteação no Centro de Porto Alegre, e segue com início da Concentração a partir das 11h, na praça da Alfândega, Centro Histórico da Capital, almoço da luta e transmissão ao vivo pela Rádio Guaíba do Programa Esfera Pública direto da Praça.

Desde janeiro passado, quando o ministro da Fazenda do governo Temer, o banqueiro Henrique Meirelles, disse que o Estado só receberia ajuda financeira se vendesse o Banrisul, intensificamos nosso trabalho na defesa do banco. Desde 2015, quando o governador José Ivo Sartori (PMDB) assumiu o Sindicato avisa que o BAnrisul passou a correr um grande risco de privatização. Na época, junto com o Sindiágua, o Sinergisul e a CUT-RS, criamos a Frente em Defesa das Estatais. E, desde lá, lutamos.

“Os colegas do Banrisul precisam responder ao nosso chamado e participarem intensamente das atividades desde quarta-feira. Este dia será um marco da nossa luta, que não se encerra no dia de hoje, mas que segue adiante. Há um pressão muito forte do governo Temer e um interesse do sistema financeiro privado de ficar com um banco lucrativo, organizado como é o Banrisul”, alertou na manhã desta quarta, o diretor da Fetrafi-RS, Sérgio Hoff, enquanto distribuía panfletos na frente da porta da DG, no Centro de Porto Alegre.

O presidente do SindBancários, Everton Gimenis, chama a atenção para a confusão que o governo Sartori vem procurando criar em relação à venda do Banrisul. “Eles querem vender o banco, a CEEE, a Corsan, a Sulgás. É um governo voltado para a defesa das grandes fortunas, do sistema financeiro. E querem fazer da pior maneira. Para rolar a dívida do Estado por três ano e aumentá-la”, explicou Gimenis.

De fato. Na terça-feira, 21/3, o secretário estadual Giovani Feltes, durante Audiência da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa, admitiu, pela primeira vez que o Regime de Recuperação Fiscal proposto pelo governo Temer (PLPs 257/16 e 343/17) irá aumentar a dívida do Estado. Feltes também disse que o governo não pretende vender o Banrisul e a Corsan.

“Gostaríamos muito de acreditar no governo do Estado. Mas há antecedentes que impedem a nossa confiança. O governador Sartori foi à TVE e disse que não ia privatizar. Falou, ‘vida longa à TVE’ logo que assumiu e depois vendeu. O governo está falando que não vai vender, mas tem plano B. Eles querem federalizar. Mas federalizar é entregar para o Temer mandar vender em seguida”, enfatizou Gimenis.

Banrisulense, confira a agenda de lutas desta quarta, 22/3, e participe. Só a luta nos garante!

Agenda de mobilização

Quarta-feira, 22/3

13h: Transmissão ao vivo do programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba, com participação dos jornalistas Juremir Machado da Silva e Taline Oppitz, na Praça da Alfândega em frente à Agência Central do Banrisul. Sintonize na Guaíba 101.3 FM e 720 AM. Ou acompanhe as imagens pelo link player.z1on.com/live/6848/?&plmode=wide

16h: Início do credenciamento no Auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa, para o Ato de Instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul Público.

18h: Início do Ato de Instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul Público no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa. Ao vivo pelo link: player.z1on.com/live/6848/?&plmode=wide

Crédito fotos: Guilherme Santos

Fonte: Imprensa SindBancários