Chapas denunciam falta de transparência e favorecimento na eleição da FBSS

Integrantes das Chapas 1, 2 e 3 apontam interferência indevida de diretores e divulgação de propaganda eleitoral da Chapa 4 em site oficial de votação da Fundação Banrisul

Se o processo eleitoral da Fundação Banrisul de Seguridade Social (FBSS) começou com dificuldades de algumas chapas se inscreverem e com necessidade de ir à Justiça para garantir participação, o processo em si não está sendo menos conturbado. Integrantes das Chapas 1, 2 e 3 emitiram nota conjunta na quarta-feira, 8/12, em que apontam interferências indevidas de dirigentes da Fundação Banrisul e favorecimento à Chapa 4.

A nota (leia a íntegra ao fim desta matéria) faz os seguintes apontamentos a respeito do processo eleitoral iniciado em 6 de dezembro e que se encerra na próxima segunda-feira, 13/12, no site oficial da FBSS (Acesse aqui para votar):

> interferência indevida de um diretor eleito no processo eleitoral, manifestando posição de apoio explícito à Chapa 4, em vídeo publicado no hotsite da Chapa 4, o que é vedado pelo CÓDIGO DE ÉTICA da Entidade;

> publicação de vídeo estático deste diretor logo abaixo do botão de votação;

> postagem de vídeo institucional com apoiadora dessa chapa no site da votação;

> divulgação de informações institucionais no site da Chapa 4, ainda não publicadas no site da FBSS, com objetivo eleitoral.

Os fatos relatados foram enviados à Comissão Eleitoral, com pedido de providências. A nota também alerta para o fato de as interferências ferirem o Código de Ética da FBSS.

Leia a íntegra da nota abaixo:

NOTA PÚBLICA

Em defesa da transparência, da lisura e da isonomia entre os participantes do processo eleitoral em curso na FBSS, as chapas 1, 2 e 3, vêm a público manifestar repúdio e inconformidade com condutas, envolvendo, inclusive, de integrantes da direção da Fundação, em beneficiamento da Chapa 4 no decorrer do período de votação.

Nos últimos dias, ocorreram os seguintes fatos:

– interferência indevida de um diretor eleito no processo eleitoral, manifestando posição de apoio explícito à Chapa 4, em vídeo publicado no hotsite da Chapa 4, o que é vedado pelo CÓDIGO DE ÉTICA da Entidade;

– publicação de vídeo estático deste diretor logo abaixo do botão de votação;

– postagem de vídeo institucional com apoiadora dessa chapa no site da votação;

– divulgação de informações institucionais no site da Chapa 4, ainda não publicadas no site da FBSS, com objetivo eleitoral.

Esses fatos foram relatados à Comissão Eleitoral, a fim de que sejam tomadas as medidas cabíveis, uma vez que resta configurada a interferência direta de um diretor da FBSS nesta eleição em benefício da Chapa 4, o que fere o Código de Ética e compromete a isonomia com as demais chapas.

Reforçamos que todos os conselheiros e diretores eleitos devem manter uma postura ética, cumprindo os normativos e o código de ética e conduta da instituição e têm o dever de representar todos os participantes, indistintamente.

Os participantes e assistidos são a razão de ser da Fundação Banrisul!

Fonte: Imprensa SindBancários