Chapa 1 vence eleição da Previ do BB

Colegas que defenderam a Previ para o associado e tiveram apoio do SindBancáiros conquistaram eleição com cerca de 60% dos votos

A Chapa 1 “Previ para o Associado”, apoiada pelo SindBancários, Contraf-CUT e pela maioria das entidades sindicais e associativas dos funcionários do Banco do Brasil, venceu a disputa com 58,14% do total dos votos e 63% dos votos válidos. O resultado foi divulgado no final da tarde da segunda-feira, 27/7.

A diretora do SindBancários e empregada do Banco do Brasil, Bianca Garbelini, saudou o resultado da eleição como uma vitória dos trabalhadores ante contexto difícil. “A vitória da Chapa 1 neste momento foi grandiosa e expressiva. Demonstra que os trabalhadores estão conscientes sobre quem de fato defende os direitos e os interesses deles. A luta pela sustentabilidade da Previ, por uma Previ forte e perene, ganha um equilíbrio muito maior”, avaliou.

Para a diretora, o reconhecimento da história de comprometimento dos colegas que integram a Chapa 1 é um alento. “Fica menos desigual a partir do momento que temos um corpo de eleitos que, de fato, tem comprometimento com os trabalhadores. Foi uma campanha muito bonita, muito limpa que a chapa 1 fez. É um orgulho muito grande acompanhar esse processo. Vamos acompanhar o trabalho dos colegas e garantir que a Previ siga firme e forte”, salientou Bianca.

Conselhos

O pleito elegeu Wagner Nascimento, que é diretor do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e ex-coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB de 2014 a 2019, para a Diretoria de Seguridade. Também foi eleito parte do Conselho Deliberativo, do Conselho Fiscal e dos conselhos consultivos do Plano 1 e do Previ Futuro. Veja a composição completa da chapa eleita.

Funcionários conscientes

“O resultado mostra os funcionários sabem quem é que defende seus interesses e lutará para que a Previ continue sólida e garanta uma aposentadoria com tranquilidade para os associados”, disse o coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), João Fukunaga.

Previ: maior fundo de pensão

A Previ é o maior fundo de pensão da América Latina e uma história de sucesso dos funcionários do Banco do Brasil. Graças, principalmente, ao modelo de governança, na qual os associados têm participação fundamental na fiscalização e na gestão, que se tornou modelo para o sistema de previdência complementar no país.

Fontes: Contraf-CUT e Previ.com.br