Centrais sindicais discutem estratégias, falam à imprensa e garantem greve geral no dia 30

Na manhã desta terça-feira, 27/06, na sede do SindBancários, aconteceu uma grande reunião com líderes de todas as centrais sindicais representadas no estado – CUT, CTB, Força Sindical, UGT, Nova Central, CGTB, Intersindical e CSP-Conlutas – que debateram entre si e discutiram as melhores estratégias de ação para a greve geral do dia 30. Antes, conversaram com jornalistas da maioria dos grandes veículos de comunicação e garantiram que a paralisação será geral e que as entidades de trabalhadores e os movimentos sociais estão unidos e irão com força total para barrar o pacote de maldades contra os trabalhadores em discussão no Congresso Nacional. “Boatos de desmobilização neste momento são tentativas de enfraquecer a nossa luta. É uma estratégia dos patrões”, disse o representante da CTB.

“É preciso que vocês da imprensa deixem bem claro para toda a população: dia 30 não vai ser um dia normal, os trabalhadores vão estar na luta e nas ruas”, sintetizou Claudir Nespolo, presidente da CUT-RS.

Trensurb, rodoviários e caminhoneiros

Rodoviários da Região Metropolitana e de outros pontos do estado também estão determinados a parar, e caminhoneiros estão organizados em vários pontos do estado. Igualmente as escolas municipais, estaduais e privadas, segundo os sindicalistas, estão decidindo a estratégia para o dia 30. Érico Ribeiro, da CSP-Conlutas afirmou que a greve será geral sim e que o Trensurb não deverá funcionar no dia 30. O encontro também incluiu representantes de movimentos sociais, organizações de estudantes, feministas e outros ativistas.