Canoas sanciona lei que determina vigilância armada por 24 horas nas agências bancárias

O prefeito Jairo Jorge (PT) sancionou, nesta terça-feira, 30/08, a lei que passa a determinar vigilância armada 24 horas por dia nas agências bancárias da cidade de Canoas, na Região Metropolitana. A medida, que foi concretizada em conjunto com os poderes Executivo e Legislativo, é uma das ações preventivas que a Prefeitura está implementando nos setores considerados mais vulneráveis. Segundo o secretário municipal de Segurança, Alberto Kopittke, a iniciativa poderá desafogar setores que atualmente também se ocupam da segurança dessas instituições privadas, como a Guarda Municipal, Polícia Civil e Brigada Militar.

Adaptação dos bancos

“Os bancos vão ter 90 dias para se adaptar à norma e contratar esses vigilantes que vão atuar 24 horas nas agências, protegendo aquelas áreas onde caixas eletrônicos ficam abertos à noite. Irão ajudar na segurança das pessoas que vão fazer o atendimento ali e ao mesmo tempo proteger as agências”, pontuou Kopittke. “E esses vigilantes terão de estar conectados com a central de monitoramento da cidade, onde estão as câmeras, onde tem essa interligação com a Brigada e com a Polícia Civil, justamente nos ajudando. São 50 vigilantes a mais ajudando a olhar pela cidade”, acrescentou o secretário municipal.

Questionado se há algum receio de que as instituições bancárias questionem a legalidade da norma, Kopittke declarou que espera que essa medida não seja tomada. “Eu espero que os banqueiros tenham consciência dessa crise que atravessamos hoje no Estado, tanto financeira quanto de segurança, e possam ajudar a sociedade, os próprios funcionários deles, para cada um fazer um pouco de esforço. Me parece que é um setor que tem condições de ajudar, diferente de um pequeno empresário, e sem afetar os seus resultados”, complementou o secretário.

Porto Alegre

Projeto semelhante havia sido apresentado pelo próprio Kopittke quando era vereador por Porto Alegre, mas na Capital do estado não houve avanços nas discussões da proposta.

Fonte: Imprensa SindBancários com informações da Rádio Guaíba

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER

Luciano Fetzner Barcellos
(Banrisul)
PRESIDENTE

Tags

Filiado à Fetrafi/RS, Contraf/CUT e CUT
Rua General Câmara, 424-Centro / CEP:90010-230 /
Fone: 51-34331200

Porto Alegre / Rio Grande do Sul / Brasil

Categorias

Categorias

Categorias