Campanha salarial 2022 entra na reta final, com ato show do SindBancários

Após proposta absurda da Fenaban, categoria volta às ruas na próxima semana

Na reta final da campanha salarial, o SindBancários realizou um ato show na quinta-feira (18) no centro histórico de Porto Alegre. A atividade teve como objetivo mobilizar a categoria para os próximos dias de negociação com a Fenaban. Nesta sexta (19),o Comando Nacional dos Bancários interrompeu a mesa após negar proposta considerada absurda pelos trabalhadores.

A Fenaban propôs reajuste de apenas 65% da inflação (INPC) acumulada para todas as reivindicações econômicas, incluindo salários, vales-refeição e alimentação e PLR, o que provocaria uma perda de 2,9% para os trabalhadores.

Proposta indecente

2022.08.18 – Porto Alegre/RS/Brasil: Ato Show Campanha Salarial Dos Bancários 2022 do Sindicato dos Bancários – SindBancários, na praça da Alfândega. Foto: Ramiro Sanchez/@outroangulofoto

Para o secretário-geral do SindBancários, Luiz Gustavo Vargas Soares, a proposta é absurda.
“Estamos há dois meses aguardando uma proposta por parte dos bancos e o que recebemos no lugar foi um deboche: apenas 65% da inflação. Não vamos aceitar! Os principais bancos do país apresentaram lucro de mais de R$ 107 bilhões em 2021 e já no primeiro semestre continuaram com lucratividade recorde”, pontuou o diretor.

Com data-base de 1º de setembro, a Convenção Coletiva da Categoria (CCT) não é mais renovada automaticamente, o que mostra a necessidade da mobilização dos bancários para que direitos não sejam retirados da categoria, avalia o presidente do SindBancários, Luciano Fetzner.

“A reforma ou deforma trabalhista, como costumamos chamar, retirou uma série de direitos trabalhistas. Um deles foi o fim da ultratividade dos acordos coletivos. Até a aprovação do texto pelo Congresso Nacional, todos os acordos eram renovados automaticamente, após passarem suas datas-base. Agora, quando o acordo vence, ele não vale mais nada”, explica o dirigente sindical. É por isso que precisamos da categoria mobilizada, tanto nas ruas, como nas redes sociais, para, mais uma vez, sairmos vitoriosos de uma campanha salarial”, concluiu.

Integração para aumentar mobilização

O ato show serviu também para dialogar com quem saia das agências da região central. O apresentou a cantora e compositora, Lila Borges e a banda de rock Império da Lã para entreter categoria. No setlist dos dois artistas, clássicos da MPB, como Tim Maia, Rita Lee, Mamonas Assassinas, Elis Regina, além de composições autorais. O evento também contou com beertruck com cervejas especiais, distribuição de camisetas da campanha salarial e diversos informes sobre o desenrolar das mesas específicas de cada banco.

Na terça-feira (23/8) haverá nova mobilização no estado. Acompanhe as nossas redes.