Brigadiano isolado enfrenta ladrões que arrombaram caixa do Banrisul em Eldorado

O fato de uma agência do Banrisul, em Eldorado do Sul, estar localizada ao lado de um posto da Brigada Militar, às margens da BR 290, não intimidou seis criminosos que tentaram arrombar um caixa eletrônico do banco, na noite de segunda-feira, 31/08. Mas, conforme matéria da RBS TV, o único brigadiano de serviço no posto ouviu o barulho dos ladrões e deu voz de prisão ao grupo, seguindo-se um tiroteio. Quatro dos bandidos conseguiram fugir no mesmo carro em que haviam chegado ao local. Os outros dois fizeram um taxista de refém, fugiram no táxi e soltaram o motorista. Ninguém se feriu.

Falta de efetivo

Segundo o sargento da Brigada, Israel de Campos Gomes, que chegou depois ao local, como nenhuma viatura estava em frente ao posto da BM, os criminosos devem ter acreditado que não havia qualquer policial. Mesmo tendo arrombado a agência e aberto o caixa eletrônico, eles não conseguiram levar o dinheiro. “A falta de efetivo obriga muitas vezes os policiais a trabalharem sozinhos”, lamentou o sargento.

Segurança precarizada

“Este é um retrato do sucateamento e da falta de efetivo e de condições de trabalho – além do fatiamento dos salários – dos policiais militares e civis no estado”, diz o presidente do SindBancários, Everton Gimenis. “Mesmo assim, a Justiça não acatou nosso pedido de liminar no sentido das agências bancárias não funcionarem enquanto não houver policiamento normal e ostensivo nas ruas”, lamentou Gimenis. “Bancários, clientes e sociedade em geral ficam expostos e sem segurança suficiente, em função da política recessiva do governador Sartori”, completou o sindicalista.