Boleiras bancárias projetam Copa Feminina de Futsal para 2024

Proposta ganhou força após partida amistosa realizada no sábado (25), na quadra do Sindimetal, em Canoas

A equipe Bancárias Boleiras (BB), formada com atletas do Itaú, Banrisul e Caixa, enfrentou o time da APCEF/RS, configurada com jogadoras da Caixa, em clima de unidade e coleguismo. Apesar da urgência e sem treinamento, as BB se destacaram pela técnica e conhecimento da pelota do Futsal. Já as meninas da Caixa, experientes e com histórico de participação em competições locais, regionais e nacionais jogaram com desenvoltura e objetividade.

As diferenças e o passado não intimidaram a equipe BB, que encarou o amistoso como se fosse uma decisão de campeonato. Mas não foi o suficiente. As jogadoras da CEF, com toque de bola envolvente, organização das jogadas, apreço pelo coletivo e refinado carinho pelo Futsal venceram a partida por 4 a 1. A goleira da BB, Kely Rodrigues, fez pelo menos meia dúzia de defesas de cinema. Por conta da sua atuação, o placar ficou estacionado.

Duas jogadoras da APCEF/RS merecem ser destacadas. A Raquel Marques, com sua habilidosa canhota, anotou um gol e comandou o time na vitória. E Fabiane Carvalho, craque nos dribles e mortais passes de média e longa distância. Para completar o espetáculo, o jogo contou com o apito da Mayra Rosa, árbitra confederada em busca do cobiçado escudo da FIFA.

A jogadora da APCEF/RS, Sabrina Muniz, integrante da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa e uma das organizadoras do amistoso, considerou que “todas foram vitoriosas. Conseguimos juntar as meninas, realizar um jogão e avançar nos nossos propósitos de construir um campeonato de Futsal feminino para o ano que vem. Foi um sabadão esportivo show de bola da mulherada”, comemorou.

Jogadoras Bancárias Boleiras: Kely Rodrigues, apoiadora; Silvia Favoretto, Maria Eduarda e Jeniffer Soares, todas do Itaú; Fernanda Rodrigues e Luísa Victória, do Banrisul

Goleadora: Fernanda, 1 tento

Jogadoras APCEF/RS: Vera Teixeira, Fabiane Carvalho, Larissa Walter, Nicole de Lima, Monique Pereira, Raquel Marques, Sabrina Muniz e Tatiana Revivo

Goleadoras: Raquel, Monique, Nicole e Larissa, um tento cada uma

Arbitragem: Mayra Rosa

Crônica

A torcedora de mirada romântica

Ela apeou do automóvel francês bem no momento que a chuva caiu. A água fria, fina e fugaz, banhou seu rosto. Alta, porte esguio e olhos esverdeados, rapidinho atravessou a rua Conde de Porto Alegre e ganhou as dependências das quadras esportivas ali instaladas. No espaço das confraternizações, o namorado bancário e boleiro a esperava. Lesionado nos primeiros jogos, não foi mais escalado na competição. Assistiu o jogo final da categoria Master da Copa SindBancários de Futebol 7, em 2/9, e escolheu um time para torcer. O vencedor levaria a taça e as medalhas de campeão.

A bola seguiu rolando. Logo, o árbitro apitou o fim do jogo. O namorado foi derrotado na sua opção de torcedor. O time escolhido ficou com as medalhas de vice-campeão. A chuva deixou de cair. Gritos de “é campeão” dominaram a cena. Num canto, discreta, em silêncio, poucos notaram os verdes olhos marejados da namorada tingidos pela cor do mel. “Em todas as lágrimas há uma esperança”, escreveu Simone de Beauvoir.

“Não entendo e não sou muito fã do futebol”, revelou, já refeita na confraternização. “Gosto do jeito que os jogadores se entregam. Da maneira sutil que ficam juntos trocando ‘a tal de bola’ pra lá e pra cá”, aquarelou. “Também me tocam a solidariedade e o coleguismo, que prosperam antes e depois dos jogos”, diagramou. “Para mim, isso tudo é muito bonito”, concluiu sorrindo e beliscando um naco do assado servido por um dos campeões.

No dizer dos boleiros, não dá para torcer com indiferença. Talvez tenha sido o primeiro riso de felicidade da bancária Maria Paula Aveline diante de tantos acontecimentos inesperados daquele dia, sem sol e ciclones. Mas recheado de canecos, medalhas, alegrias e miradas românticas.

Realização

SindBancários Porto Alegre e Região