Biblioteca Indica #2 – Obras que ampliam horizontes

Confira recomendações da Biblioteca do SindBancários

Chegamos à segunda edição da seção Biblioteca Indica, com sugestões de obras disponíveis no acervo da Casa dos Bancários. Desta vez, aproveitando o gancho do Dia Mundial do Livro (23 de abril), as recomendações incluem poesia, romances escritos por autoras mulheres e os escritos de Oliveira Silveira, um dos grandes intelectuais do movimento negro no Brasil.

O SindBancários dispõe de mais de 9 mil exemplares à disposição dos bancários e bancárias. Nossa biblioteca funciona das 10h às 16h15min, de segunda a sexta-feira. Para consultar o acervo da Biblioteca basta entrar no site http://biblioteca.sindbancarios.org.br/ e acessar o menu de pesquisa.

Confira as indicações:

O caminho de casa, de Yaa Gyasi. Editora Rocco.

Através de uma narrativa poderosa e envolvente que começa no século XVIII, numa tribo africana, e vai até os Estados Unidos dos dias de hoje, Yaa mostra as consequências do comércio de escravos dos dois lados do Atlântico ao acompanhar a trajetória de duas meias-irmãs e das gerações seguintes dessa linhagem separada pela escravidão. Effia e Esi, irmãs que não se conhecem, nascem em duas aldeias tribais diferentes de Gana. Effia é vendida pelos pais para um colonizador inglês e viverá com conforto nas salas palacianas do Castelo de Cape Coast. Sua irmã Esi tem outra sorte: está encarcerada abaixo dos aposentos de Effia, no calabouço das mulheres do castelo. Yaa Gyasi compôs um panorama, que permite uma compreensão visceral dos horrores da escravidão e toda a carga emocional acumulada na vida de seus descendentes.

A amiga genial, de Elena Ferrante. Editora Biblioteca Azul.

O livro conta a história de duas amigas ao longo de suas vidas. A partir da narrativa de Elena Greco, a história cobre da infância aos 16 anos. As meninas se conhecem em uma vizinhança pobre de Nápoles, na década de 1950. Elena, a mais inteligente da turma, tem sua vida transformada quando a família do sapateiro Cerullo chega ao bairro e Raffaella, uma criança magra, mal comportada e selvagem, se torna o centro das atenções. Essa menina, tão diferente de Elena, exerce uma atração irresistível sobre ela. O livro compõe a série Napolitana, formada por quatro romances.

A cor púrpura, de Alice Walker. Editora Marco Zero.

O romance retrata a dura vida de Celie, uma mulher negra no sul dos Estados Unidos da primeira metade do século XX. Pobre e praticamente analfabeta, Celie foi abusada, física e psicologicamente, desde a infância pelo padrasto e depois pelo marido. Um universo delicado, no entanto, é construído a partir das cartas que Celie escreve e das experiências de amizade e amor, sobretudo com a inesquecível Shug Avery. Através da dramaticidade de seu enredo, a obra se mostra extremamente atual e nos faz refletir sobre as relações de amor, ódio e poder, em uma sociedade ainda marcada pelas desigualdades de gêneros, etnias e classes sociais.

Sopapo Poético: pretessência. Editora Libretos.

A antologia apresenta algumas das inúmeras vozes negras gaúchas, com as mais variadas trajetórias que apontam que não há limites para a poesia! O Sarau Sopapo Poético – Ponto Negro da Poesia acontece em Porto Alegre desde 2012 e celebra a literatura negra, tão viva, libertária e impactante, escrita e oralizada, conferindo legitimidade à sua existência. Poesias, canções, performances e leituras fazem parte de um tradicional papo poético, que invade a roda de poesia e espalha admiração, alegria, respeito e conhecimento, sobretudo, a denúncia dos estereótipos impostos pelo racismo. O nome “Sopapo” é uma homenagem ao grande tambor-símbolo da identidade afro-gaúcha.

Oliveira Silveira: obra reunida.

Oliveira Silveira foi um intelectual, poeta e militante negro brasileiro. Integrou o Grupo Palmares e foi um dos líderes da campanha pelo reconhecimento do Dia da Consciência Negra em 20 de novembro. Com a organização de Ronald Augusto, a obra reúne toda sua bibliografia e escritos.

*Sinopses fornecidas pelas editoras e adaptadas pela biblioteca.

Leia aqui a primeira coluna da seção Biblioteca Indica 

Imprensa SindBancários

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER

Luciano Fetzner Barcellos
(Banrisul)
PRESIDENTE

Tags

Filiado à Fetrafi/RS, Contraf/CUT e CUT
Rua General Câmara, 424-Centro / CEP:90010-230 /
Fone: 51-34331200

Porto Alegre / Rio Grande do Sul / Brasil

Categorias

Categorias

Categorias