Biblioteca Indica #1: Confira biografias de mulheres que inspiram

Obras estão disponíveis para empréstimo na Biblioteca do SindBancários

Estamos chegando ao final do mês de março, momento de mobilização e reflexão sobre as conquistas e as batalhas das mulheres. Para abastecer a pilha de leituras ou ampliar o repertório de seus sócios, a Biblioteca do SindBancários compartilha dicas de biografias de grandes mulheres. As obras abaixo estão disponíveis para todas bancárias e bancários sindicalizados.

Com um acervo de mais de 9 mil livros, a Biblioteca do Sindicato dos Bancários e Porto Alegre e Região fica no térreo da Casa dos Bancários, situada na Rua General Câmara, nº 424, no Centro de Porto Alegre.

Prólogo, ato, epílogo: Memórias, de Fernanda Montenegro
Companhia das Letras, 2019.

A inteligência e a sensibilidade de Fernanda Montenegro transparecem na prosa afetiva. Não surpreende que alguém que passou a vida memorizando textos tenha desenvolvido notável capacidade de relembrar com sutileza fatos ocorridos décadas atrás. Nem que a atriz que há anos encanta multidões em palcos e telas mundo afora se mostre também uma contadora de histórias de mão-cheia. Em páginas de grande emoção, ela narra os desafios de criar os filhos; a busca permanente pela qualidade; a persistência combativa durante os anos de chumbo; a capacidade de reinvenção; o padecimento do companheiro; o inesperado sucesso internacional nos anos 1990. No marco de seus noventa anos, as memórias de Fernanda Montenegro trazem o frescor de uma artista eternamente genial.

Localização na biblioteca: 929 M772p

Rosa Luxemburgo: biografia.
Boitempo, 2019.

A biografia de Rosa Luxemburgo é uma obra de referência indispensável. Em 1918, ao lado de Luxemburgo, Paul Frölich participou da fundação do Partido Comunista Alemão e, nos anos 1990, ele seria o encarregado pelo partido da publicação das obras completas da grande revolucionária. Apresenta sua juventude na Polônia, os estudos em Zurique, a emigração para a Alemanha, a luta pelas ideias marxistas na social-democracia alemã, a participação na Revolução Russa em Varsóvia, os anos de prisão na Polônia e na Alemanha, até finalmente ser assassinada pelos bandos militares protofascistas trazidos para Berlim. A vida e a obra de Rosa Luxemburgo se caracterizam pela extraordinária unidade entre pensamento e ação, teoria e prática, conhecimento científico e compromisso com a luta dos oprimidos. A grande virtude desta biografia é conseguir dar conta dessa unidade e restituir, assim, a grandeza humana, política e intelectual dessa inesquecível figura do socialismo revolucionário do século XX.

Localização na biblioteca: 929 F922r

Rita Lee: uma autobiografia.
Globo Livros, 2016.

Rita é de uma honestidade brutal que contrasta com sua doçura e com tanto amor e leveza. Do primeiro disco voador ao último porre, Rita é consistente. A infância e os primeiros passos na vida artística; sua prisão em 1976; o casamento; o nascimento dos filhos, das músicas e dos discos clássicos; os tropeços e as glórias. Essa é a obra mais pessoal que ela poderia entregar de presente para nós. Sua essência está nessas páginas. Através de suas canções, ela entrega os segredos da vida. Emoções e temas – muitas vezes complicados de se descreverem – aparecem de forma fluida, limpa, contundente. São revelações. Mais do que sua vida, Rita entrega aqui parte importante da história do país, da cultura mundial. Conta passagens, descreve costumes e mudanças pelas quais passamos nos últimos anos. Em um de seus inúmeros sucessos, Rita se descreve como ‘uma pessoa comum, um filho de Deus’. Ao ler esse livro, fica provado: comum é tudo o que a vida dela não é.

Localização na biblioteca: 929 L477r

Eu sou Malala: a história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã.
Companhia das Letras, 2013.

Quando o Talibã tomou controle do Vale do Swat, Malala Yousazai recusou-se a permanecer em silêncio e lutou por seu direito à educação. Ela quase pagou por isso com a vida após ser atingida na cabeça por um tiro à queima-roupa dentro do ônibus enquanto voltava da escola. Sua recuperação a levou em uma viagem do Paquistão para os salões das Nações Unidas em Nova York, quando aos dezesseis anos ela se tornou um símbolo global de protesto pacífico e a mais jovem candidata da história ao prêmio Nobel da paz. Sua trajetória condensa os impasses de uma família exilada pelo terrorismo global e os obstáculos à valorização da mulher no mundo muçulmano. Este livro é uma janela para a singularidade poderosa de uma menina cheia de brio e talento, mas também para um universo religioso e cultural repleto de interdições e particularidades incompreendidas pelo Ocidente. A história de Malala renova a crença na possibilidade de que a vida de uma única pessoa seja o bastante para inspirar e modificar o mundo.

Localização na biblioteca: 929 Y82e

Elza Soares: cantando para não enlouquecer.
Planeta, 2010.

A obra mostra a trajetória de uma das maiores musas da música popular brasileira que há décadas encanta plateias dentro e fora do Brasil com sua voz rouca e seu estilo marcante. Elza é uma sobrevivente que se valeu de seu talento para superar as inúmeras adversidades que viveu. Um casamento e a maternidade ainda na adolescência e a viuvez aos 21 anos determinavam o início de uma caminhada marcada por grandes perdas e conquistas. Sua vida, tão intensa quanto suas interpretações nos palcos, é contada de forma emocionante e envolvente, com episódios engraçados, grandes momentos de superação, perdas, paixão, romance, tudo permeado por seu talento que a torna insubstituível.

Localização na biblioteca: 929 L886e

Madonna 50 anos: a biografia do maior ídolo da música pop.
Nova Fronteira, 2008.

Uma artista que inovou os grandes shows e transgrediu todas as normas sociais. Uma mulher que está em permanente transformação e que, depois de mais de trinta anos de carreira, ainda surpreende com suas opiniões, posturas e atitudes. É assim que Madonna, o maior ídolo da música pop, deixa sua marca. É assim que Madonna atrai sua legião de fãs, de todas as idades, tipos e gêneros. A perda precoce da mãe, a independência conquistada e a busca do sucesso através da dança contemporânea foram a base para a sua formação pessoal e artística. E Madonna continua a se reinventar: começando turnês, adotando filhos, e compartilhando sua crença e divulgação da cabala. A autora traz, ainda, uma análise sobre suas músicas e seu desenvolvimento artístico, a partir de entrevistas com amigos, ex-namorados, colegas de trabalho e familiares, revelando muito mais do que uma personalidade polêmica e transformadora. O resultado disso é um livro tão fascinante quanto sua personagem principal.

Localização na biblioteca: 929 O13m

Carolina: uma biografia.
Malê, 2017.

Quando se têm “borboletas na cabeça”, como bem definiu Carolina Maria de Jesus os textos que, mesmo ainda não escritos, habitavam seus pensamentos, escrever e estar viva são dimensões de um mesmo ato. Este transbordamento de ideias e imagens literárias, esse “excesso de ser”, deram a Carolina a certeza de que ela era uma escritora e de que deveria divulgar suas poesias e publicar seus livros. A mesma certeza fez com que, ao avistar um repórter na favela do Canindé, Carolina se fizesse presente, o que lhe garantiu a visita do repórter ao seu barraco e a apresentação dos seus diários, resultando na publicação de seu primeiro livro. Ao penetrar os salões das casas-grandes com seu talento extraordinário e grande força de viver, Carolina Maria de Jesus nos mostrou com seu olhar aguçado as desigualdades, os abismos da nossa sociedade. Por não se subordinar, esteve sempre fora do lugar que esperavam ser o dela, já que se entendia e, principalmente, se reconhecia como escritora.

Localização na biblioteca: 929 F224c

Elis Regina: nada será como antes.
Master Books, 2015.

Elis Regina foi iluminada por holofotes na maior parte de sua vida. Neste livro, as luzes das glórias pessoais e profissionais de uma das grandes intérpretes brasileiras contrastam com o cinza das dores e inseguranças de quem afirmou em uma canção de Tunai e Sérgio Natureza que o amor e o ódio se irmanam na fogueira das paixões. Elis vive pelo são e pelas cidades. Como uma estrela. A obra nos presenteia a biografia confiável, respeitosa e íntegra que Elis Regina merecia.

Localização na biblioteca: 929 M332e

Sinopses retiradas das contracapas e orelhas dos livros. Foram adaptadas pela biblioteca para não ultrapassar os 1000 caracteres.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER

Luciano Fetzner Barcellos
(Banrisul)
PRESIDENTE

Tags

Filiado à Fetrafi/RS, Contraf/CUT e CUT
Rua General Câmara, 424-Centro / CEP:90010-230 /
Fone: 51-34331200

Porto Alegre / Rio Grande do Sul / Brasil

Categorias

Categorias

Categorias