Biblioteca do Sindicato oferece nove mil opções de leitura aos associados

São cerca de nove mil livros, além de vídeos, jornais e revistas mensais (como Le Monde Brasil e Piauí), à disposição dos bancários sindicalizados, num espaço qualificado e confortável. Este é o perfil da Biblioteca do SindBancários, que até o próximo dia 06/03 fica aberta de segunda a quinta-feira, das 12 às 18h. “Neste verão, é a literatura de entretenimento que tem tido mais retiradas”, informa a bibliotecária Beatriz Perlasca, responsável pela coordenação do local. Ela cita os volumes que mais são retirados pelos associados, na parte da literatura estrangeira: 1º – “Muito além do inverno”, de Isabel Allende; 2º – “Relatos de um gato viajante”, de Hiro Arikawa, e 3º – “O conto da aia”, de Margaret Atwood.

Literatura nacional

Já em relação à literatura nacional, o livro mais procurado tem sido um verdadeiro clássico: “O quarto de despejo”, de Carolina de Jesus (na lista das Leituras Obrigatórias da UFRGS, 2019), seguido de “Um defeito de cor”, de Ana Maria Gonçalves, e “A arte de ser feliz”, de Nelio Tombini.

Retiradas por dia

Conforme a estudante de Letras-PUC/RS, Giovana Silva Malhão, estagiária na Biblioteca do SindBancários, são aproximadamente cinco retiradas de livros por dia, neste período. Ela lembra que para isso é necessário ser associado ao Sindicato e fazer um cadastro também na Biblioteca, bastando apresentar Carteira de Identidade. Além dos livros, a leitura de jornais e revistas, a ser feita dentro da biblioteca, não exige cadastramento.

Livros técnicos

No acervo, além da literatura de ficção, jornais revistas, há uma área inteira de livros técnicos, muitos voltados aos temas referentes aos bancários, como contabilidade, economia, mas também doenças do trabalho, legislação trabalhista e outros.

Livro recomendado

Um livro que tem sido recomendado pela Biblioteca do SindBancários, nesta temporada, é “A vegetariana”, de Han Kang, autora nascida na Coreia do Sul, em 1970, que em 2016 foi agraciada com um dos prêmios literários mais importantes do mundo, o “Man Booker International Prize”. “Este livro é apontado como um dos mais significativos da ficção contemporânea, e é também uma introdução à fecunda literatura hoje produzida na Coreia do Sul. Vale a pena conferir”, conclui a bibliotecária Beatriz Perlasca.

Horários de funcionamento

Até dia 06 de março:

De segunda a quinta-feira – das 12h às 18h

Do dia 06 em diante, no horário normal:

De segunda a sexta-feira, das 9 as 18h.

Mais informações pelo telefone (51) 3433 1207 ou e-mail [email protected]

A Biblioteca funciona na Casa dos Bancários, Rua General Câmara, 424, Centro Histórico de Porto Alegre.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER