É mais uma medida de total desrespeito aos trabalhadores e às representações sindicais
Em mais uma medida de desrespeito aos trabalhadores e às suas representações, a Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) recebeu denúncias de que o banco tem procurado alguns funcionários para fazer uma pesquisa, no mínimo, capciosa. “A pesquisa começa enganando, perguntando sobre a relação com os superiores, a carga de trabalho, a remuneração e depois chega à parte sindical. Pergunta se é sindicalizado, se tiver greve qual será a posição do funcionário, se confia mais no sindicato, ou no banco. Durou uma hora – e metade do tempo da pesquisa foi sobre questões sindicais”, foi o relato de uma das denúncias.
“O banco está sendo acintoso com estas pesquisas. Não podemos admitir que a direção ultrapasse os limites e chegue ao ponto de assediar aos funcionários”, disse o coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), João Fukunaga. “É mais um ponto que teremos que tratar com o banco numa próxima reunião”, completou.
Atitudes de desrespeito
O dirigente disse ainda que o banco vem tomando algumas atitudes de total desrespeito aos funcionários e às suas representações sindicais. “Determinar o gozo de férias e estipular banco de horas sem sequer comunicar as representações sindicais e nem mesmo o próprio funcionário, em desacordo com o que determina nosso acordo coletivo de trabalho e, agora, esse tipo de pesquisas. São medidas de total desrespeito aos funcionários e seus representantes”, concluiu Fukunaga.
Fonte: CEBB e Contraf/CUT, com edição de Imprensa SindBancários