BB aumenta dividendos às custas de 5 mil demissões

Banco amplia distribuição de dividendos em 2021 e paga percentual de 40% de lucro a acionistas.

O Banco do Brasil decidiu ampliar sua distribuição de dividendos em 2021. A informação foi divulgada na segunda-feira, 25/1, em documento enviado ao mercado. De acordo com o documento, o percentual do lucro pago aos acionistas (payout) será de 40%. Sobre o resultado de 2020, o BB aprovou um payout de 35,29%.

O documento é assinado por Carlos José da Costa André, Vice-Presidente de Gestão Financeira e Relações com Investidores.

“O valor do payout definido pelo Conselho de Administração considerou os balizadores constantes na Política, em especial, o resultado do Banco, sua condição financeira, a necessidade de caixa, o Plano de Capital e suas metas e respectivas projeções, a Declaração de Apetite e Tolerância a Riscos, perspectivas dos mercados de atuação presentes e potenciais, oportunidades de investimento existentes e a manutenção e expansão da capacidade operacional”, diz o documento.

O anúncio é feito no momento que a direção do BB pretende fazer 5 mil demissões e fechar centenas de agências, postos de atendimento e escritórios.

“Está explicada a reestruturação. O banco faz a reestruturação, mexe com a vida dos funcionários, retira salário das bancárias e bancários, mas aumenta os dividendos. Tudo para economizar R$ 300 milhões”, criticou o coordenador nacional da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), João Fukunaga.

Na semana passada, dia 21/1, funcionários do Banco do Brasil fizeram manifestações de protesto contra o plano de reestruturação da direção do banco de norte a sul do país.

Foram reuniões em agências e outras unidades do BB, um tuitaço que ficou entre os 10 assuntos mais comentados do Twitter, além de colagens de cartazes e distribuição de uma carta para explicar à população o impacto negativo no atendimento com o fechamento das agências e a redução do quadro de funcionários.

Em Porto Alegre, o ato ocorreu na histórica agência Caminho do Meio, bairro Rio Branco. Os dirigentes do SindBancários realizaram reunião com os colegas, sensibilizaram clientes e a abertura da agência ameaçada de fechamento atrasou.

Na segunda-feira, 25/1, a base de bancários(as) do SindBancários do Banco do Brasil aprovou participação na paralisação de 24 horas na sexta-feira, 29/1.

Nesta quarta, 27/1, a partir das 19h, haverá plenária estadual do BB.

Fonte: Contraf-CUT, com edição de Imprensa SindBancários