Banrisulenses que trabalham ou trabalharam na UDS poderão se beneficiar de ação que cobra horas extras

SindBancários marcou reunião virtual para Assessoria Jurídica do sindicato tirar dúvidas sobre o processo aberto em 2017.

O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região ajuizou, em 17 de abril de 2017, um processo requerendo a declaração da jornada de seis horas para os(as) empregados(as) que exercem ou exerceram a função de Analistas na Unidade de Desenvolvimento de Sistemas (UDS) do Banrisul e a consequente condenação do Banco ao pagamento das 7ª e 8ª horas como extras.

Quem são os beneficiários da ação?

Os(as) empregados(as) do Banrisul que exercem/exerceram a função de Analistas da UDS no período compreendido entre 17/04/2012 até a presente data, com jornada de trabalho de oito horas, independentemente de serem ou não associados(as).

Entenda o caso

O processo foi julgado improcedente no primeiro grau, mas diante do recurso interposto pelo Sindicato, houve alteração na decisão e os Desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região condenaram o Banco ao pagamento das ditas horas extras aos(às) empregados(as) que trabalham/trabalharam na função de Analistas da UDS.

Atualmente, o processo pende de recurso interposto pelo Banrisul na instância superior, em Brasília.

Apesar da existência de um recurso pendente de julgamento no Tribunal Superior do Trabalho (TST), o Sindicato dos Bancários, com intuito de agilizar a execução, ajuizou, em 15/10/2021, um procedimento de execução provisória (processo no qual se antecipam os cálculos antes do “encerramento” do processo principal).

“Esta é a função do sindicato, lutar de todas as formas e em todas as instâncias, para que os direitos dos(as) bancários(as) estejam garantidos”, reforça Simoni Medeiros, Diretora Jurídica do SindBancários.

Nos autos da execução provisória, o Banrisul foi compelido a anexar documentos dos(as) beneficiários(as) do processo, a fim de possibilitar a apresentação de cálculos por parte do Sindicato. Diante disso, o Banco anexou uma lista de substituídos(as) (empregados(as) beneficiários(as) do processo).

Consulte a lista

Caso algum empregado(a) tenha trabalhado ou esteja trabalhando na função de Analista da UDS, se enquadre nos quesitos elencados acima, mas não esteja na lista apresentada pelo Banco, poderá apresentar seu nome para o Sindicato a fim de que possibilite ao Sindicato requisitar os documentos para o Banco e incluir o seu nome nos cálculos de execução. Para tanto, basta enviar e-mail para [email protected] com o nome completo, número de matrícula e o período desde quando exerce ou exerceu a função de Analista na UDS.

Tendo em vista as inúmeras dúvidas respondidas nos últimos dias sobre a esta ação, o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região convida a todos e todas para participar de Reunião virtual com a Assessoria Jurídica para tratar da ação sobre as horas extras dos(as) Analistas da Unidade de Desenvolvimento de Sistemas (UDS) e, especialmente, para prestar explicações sobre o andamento da execução provisória do feito.

A diretora e empregada do Banrisul, Ana Guimaraes, confirma que o intuito da reunião é justamente “tirar as dúvidas dos colegas sobre o andamento do processo e também validar se todos estão incluídos. O banco forneceu uma lista de beneficiados no processo e precisamos verificar se realmente contempla todos que têm direito”.

A Reunião será na próxima quinta-feira,  17/03, às 18h, pelo Zoom.

Segue convite para a Reunião do Zoom:

SindBancários está convidando você para uma reunião Zoom para tratar da Ação de 7ª/8ª horas extras dos Analistas da Unidade de Desenvolvimento de Sistemas (UDS).

Tópico: Reunião UDS Banrisul

Hora: 17 de março de 2022

Horário: 18:00

Entrar na reunião Zoom