Banrisulenses começam a receber no Sindicato cheques complementares à ação de 2013

Valores são residuais da ação coletiva das horas extras sobre a gratificação semestral, cuja parte principal foi paga em agosto de 2018

Até poucos dias antes, Carlos Daniel Carneghem Kriedt, 34 anos de Banrisul, nem sabia que ainda teria um resíduo de valores a receber, referente a ação de número 0000378-51.2013.5.04.0005. Ao pegar seu cheque no Auditório do SindBancários, na manhã da quarta-feira, 22/05, já tinha sido informado que o valor atual era um complemento da ação coletiva referente às horas extras sobre a gratificação semestral, recebida no ano passado. Lotado na DG, Carlos Daniel  diz que o pagamento realizado em agosto de 2018, ao contrário, era esperado por ele: “No ano passado sim não foi surpresa, porque eu estava esperando desde 2013 o resultado, quando esta ação foi ajuizada”, recordou.

“Por isso que eu digo que o Sindicato é importante. Ser filiado é fundamental não só por causa do dinheiro, mas para a nossa proteção”, destacou ele.”É a mesma coisa agora, quando o governo quer acabar com a Justiça do Trabalho. Já pensou? A quem a gente vai recorrer? Aqui pelo menos a gente tem o Sindicato”, questionou Carlos.

Carlos é apenas um  dos aproximadamente 500 colegas (veja se seu nome está na lista) com direito a complementação de valores da ação coletiva. A primeira parcela foi paga em 17 de agosto do ano passado. No total, são 635 banrisulenses beneficiados, mas muitos já receberam por inteiro em 2018.

Neste primeiro dia de pagamentos, os cheques foram entregues pela manhã, no auditório (3º andar), e, à tarde, na Sala de Reuniões (2º andar) à tarde até as 19h. A partir da quinta-feira, 22/5, os cheques passam a ser entregues na Tesouraria (2º andar) das 9h às 18h, de segundas a sextas-feiras.

Histórico laboral

O assessor jurídico do SindBancários, o advogado Antônio Vicente Martins, explica que o valor pago agora depende do histórico laboral de cada um que participou como representado pelo Sindicato na ação. “Para alguns bancários, é uma correção de quem deixou de receber pagamento por algum motivo. Para outros, é uma complementação dos valores referentes ao período anterior à implementação do direito conquistado na folha de pagamento. É preciso destacar que se trata de complementação de um valor que já foi pago aos bancários”, salientou Vicente Martins.

O presidente do SindBancários, Everton Gimenis, lembrou que essa ação, além do valor em dinheiro tem também um valor de conquista para os Banrisulenses. “Lembramos que essa ação transformou a inclusão das horas extras na gratificação semestral em um direito permanente para os Banrisulenses. O banco passou a depositar os valores referentes a esse direito adquirido na folha de agosto de 2018. Essa é uma das razões fundamentais pelas quais o Sindicato entra com ações coletivas na Justiça do trabalho. Porque, além de um dinheiro que sempre faz falta, ela traz a conquista de um direito permanente”, afirmou Gimenis.

Direito dos banrisulenses

A diretora jurídica do SindBancários, Geovana Freitas, alerta para a importância do Sindicato para restaurar e garantir direitos dos bancários . “Nesses tempos de ataques aos nossos direitos, o Sindicato está mais importante ainda na vida de todos nós, trabalhadores. Essa ação, além de restituir um valor monetário, também garantiu mais um direito aos Banrisulenses. Somente os sindicalizados na época do ajuizamento da ação é que serão beneficiados nesse processo”, afirmou Geovana.

Se o bancário tiver dúvida, entre em contato com o departamento jurídico pelo e-mail [email protected].com.br

A ação tem o número 0000378-51.2013.5.04.0005.

Para saber se você tem direito, primeiramente, verifique se o seu nome está na lista. Somente os sindicalizados à época do ajuizamento vão receber valores.

O Sindicato não informa valores pelo telefone.

Como faço para receber meu cheque?

Antes de ir até o Sindicato, confira se o seu nome está na lista. Então, munido de documento, vá ao auditório no terceiro andar da Casa dos Bancários (General Câmara, 424, Centro Histórico de Porto Alegre).

Como receber na sede do Sindicato pessoalmente?

> Horário de atendimento: Neste primeiro dia de pagamento, a quarta-feira, 22/5, a entrega presencial ocorre na Sala de Reuniões, à tarde, até as 19h. A partir da quinta-feira, 23/5, a entrega será na Tesouraria, das 9h às 18h, de segundas a sextas-feiras.

> Telefone do Sindicato: (51) 3433-1200

Quem não puder comparecer à Casa dos Bancários pessoalmente?

Colegas que não podem comparecer pessoalmente no Sindicato, podem solicitar o depósito do pagamento em sua conta bancária. Para tanto, é preciso o seguinte:

1) Imprima a autorização

2) Preencha com seus dados pessoais.

3) Vá a um Cartório e reconheça firma.

4) Envie para o endereço do SindBancários pelos Correios como carta registrada – General Câmara, 424, Centro Histórico – Porto Alegre – CEP: 90.020-015

Autorização para depósito em conta bancária

Entrega de cheques da ação de Horas Extras na Gratificação Semestral

Quarta-feira, 22/5 | Na Sala de Reuniões (2º andar), até as 19h.

A partir de quinta-feira, 23/5 | Das 9h às 18h | Tesouraria (2º andar da Casa dos Bancários) de segundas a sextas-feiras

Casa dos Bancários (Rua General Câmara, 424, Centro Histórico de Porto Alegre)