Banrisul: estagiários não podem cumprir as funções de bancários

Sindicato observa abertura de 185 vagas de estagiários universitários no banco, mas alerta que não podem substituir os bancários

Sobre o processo seletivo do Banrisul, com vagas de estágio para 185 estudantes de curso superior, cujo prazo encerra-se nesta quarta-feira, 28/10, o SindBancários de Porto Alegre e Região vê com bons olhos a iniciativa do banco. “Quando possibilita o ingresso de estagiários, o banco oferece a oportunidade de aliar a formação acadêmica,  quando estudante, a um ensaio para a futura prática profissional”, diz o banrisulense e diretor do SindBancários Gilnei Nunes.

Alerta

Mas ele alerta que, de modo algum, pode o Banrisul se utilizar deste recurso (a contratação de estagiários) para suprir a falta de pessoal no quadro profissional. “O estágio é tão somente um complemento curricular escolar, e não pode servir de subterfúgio para substituir o trabalho dos funcionários de carreira pelos estudantes. Estes não recebem salários e benefícios como os bancários de carreira, a partir de lutas, demandas e conquistas legais e sindicais”, reforça Gilnei.

Fonte: Imprensa SindBancários