Banrisul cancela negociação específica. Vamos aumentar a pressão e fortalecer a GREVE

A direção do Banrisul enviou comunicado à Fetrafi-RS na manhã desta segunda-feira, 29/9, comunicando o cancelamento da negociação específica que estava marcada para quarta e quinta-feira, dias 1º de 2 de outubro, em Porto Alegre. Esta seria a quarta rodada, sendo que até agora foram debatidos temas relacionados à saúde; condições de trabalho; segurança; Cabergs; democratização do Banrisul e trabalho de terceiros.

Aliás, a diretoria tem provocado o Comando Nacional dos Banrisulenses com enrolação na mesa e retirada de direitos. Na primeira rodada, representantes da diretoria, se negaram a assinar a renovação do Acordo Coletivo Específico do ano passado. Na segunda mesa, a proposta foi atacar direitos. A diretoria propôs ao Comando Nacional dos Banrisulenses a retirada da 13ª Cesta Alimentação e do vale-refeição para os Banrisulenses afastados por doenças.

“Os Banrisulenses têm demonstrado muita indignação com a postura da diretoria nas mesas de negociação. Não por acaso a o dia de luta que fizemos na semana passada teve uma adesão muito grande. É importante os banrisulenses ficarem atentos ao calendário de lutas e participarem das lutas e assembleias. Chegou a hora de aumentarmos a pressão. Vamos participar juntos e decidirmos juntos os passos da nossa caminhada. Vamos fortalecer a GREVE e participar das atividades decididas nas nossas assembleias”, explicou o presidente do SindBancários, Everton Gimenis.

O cancelamento ocorre depois que os funcionários do Banrisul de todo o Rio Grande do Sul foram para o trabalho na manhã da última quinta-feira, dia 25, vestidos de preto. O Dia Nacional de Luta mobilizou as bases dos 38 Sindicatos filiados à Fetrafi-RS com paralisações parciais, retardamento na abertura de agências, distribuição de panfletos, reuniões nos locais de trabalho e outras atividades.

O objetivo central da mobilização foi mostrar que os trabalhadores do Banrisul estão dispostos a lutar por melhores condições de trabalho e remuneração. Além disso, o segmento se prepara para engrossar mais uma greve nacional da categoria, que começa a partir desta terça-feira, dia 30.

Calendário de mobilização

Setembro

24 e 25 – Terceira rodada de negociação específica com o Banrisul na Fetrafi-RS.

25 – Dia Nacional de Luta dos Banrisulenses. Bancários vestem preto em protesto à falta de propostas da diretoria nas mesas de negociação.

25 – Assembleia para aprovar GREVE a partir do dia 30, no Clube do Comércio, em Porto Alegre (Rua dos Andradas, 1.085), a partir das 19h.

29 – Assembleia de organização da GREVE Nacional dos Bancários, no Clube do Comércio, em Porto Alegre (Rua dos Andradas, 1.085), a partir das 19h.

29 – Diretoria cancela mesa de negociação de 1º e 2 de outubro. Agora é pressão para debater cláusulas econômicas e Plano de Carreira.

30 – Data de início da GREVE Nacional dos Bancários.

Fonte: Imprensa SindBancários, com Fetrafi-RS