Banrisul avança no PDV e Comando orienta aprovação em assembleia

Banco aceitou ampliar base de cálculo para caixas, incluiu TI e manteve caráter voluntário para proposta ser avaliada em assembleia nesta quarta, 16/9

Depois de longa e exaustiva jornada de mesas temáticas pós Campanha Nacional Unificada 2020, o Banrisul finalmente apresentou uma proposta completa de PDV (Plano de Demissão Voluntária) na reunião por videoconferência da segunda-feira, 14/9. A Comissão de Negociação do Comando Nacional dos Banrisulenses entendeu que a proposta avançou e é suficiente para ser aprovada em assembleia virtual nesta quarta-feira, 16/9 (Leia edital de convocação ao final desta matéria).

O Comando Nacional dos Banrisulenses reuniu dirigentes de todo o Estado e de Santa Catarina por videconferência, após a mesa temática com os negociadores do Banrisul, e, por unanimidade, decidiu orientar as bases sindicais para aprovação da proposta. O SindBancários irá orientar o colegas como será a participação e a votação em assembleia virtual.

Basicamente, o perfil para o PDV é de colegas que já estejam aposentados ou elegíveis, quer dizer, a 24 meses da aposentadoria. As inscrições vão de 1º a 15 de outubro. E o período de desligamentos será de 16 de outubro a 15 de dezembro. O banco abriu 1.500 vagas para este PDV.

Atenção: aqueles que se inscreverem não poderão voltar atrás e a adesão fornece a quitação de todos os passivos trabalhistas que um funcionário tenha ou possa vir a ter com o Banrisul.

Um aspecto fundamental é que ninguém pode ser obrigado a aderir ao PDV Banrisul. O colega que estiver sofrendo pressão deve entrar em contato com o Sindicato e denunciar, uma vez que a adesão é voluntária.

Cálculo dos caixas e TI

Logo que a reunião começou na tarde da segunda-feira, 14/9, os negociadores do banco apresentaram a proposta. Os dirigentes reconheceram avanços, mas solicitaram alterações em duas questões fundamentais.

Primeiro, pediram que a rescisão voluntária dos caixas levasse em consideração, para efeitos de cálculos, a gratificação de caixa e o abono de caixa (quebra de caixa). Depois de um intervalo, os negociadores voltaram à videoconferência com o aceite das condições propostas pela Comissão de Negociação do Comando.

No caso dos colegas de TI, houve uma ponderação de que eles estariam fora do PDV. O banco respondeu que tinha dificuldades em repor profissionais da área, precisa formar e treinar e apresentou como proposta a ampliação de prazo de desligamento que ficou de 16 de outubro de 2020 a 31 de dezembro de 2022.

Fato relevante

Muitos Banrisulenses têm entrado em contato com dirigentes sindicais para tirar dúvidas. Além de ler os fundamentos básicos das regras para o PDV (mais abaixo), os colegas interessados vão poder contar com o auxílio do banco.

A Superintendência de RH anunciou, durante a reunião, que colocará uma equipe à disposição para tirar dúvidas e, inclusive, simular o cálculo, levando em consideração a história pessoal do colega no banco e os parâmetros rescisórios (verbas, prêmio aposentadoria, etc) que definem o valor a receber.

O banco publicou um Fato Relevante no final da tarde da segunda-feira, 14/9, com os detalhes do PDV. Essa iniciativa também fez parte de um pedido reiterado dos dirigentes: que as informações ficassem à disposição de todos os colegas interessados para que a decisão de cada um fosse feita de forma segura na hora da adesão.

Um vídeo produzido pela assessoria de comunicação do Banrisul deve circular a partir desta terça-feira, 15/9, para prestar esclarecimentos aos colegas.

Veja as bases da proposta de PDV apresentada pelo Banrisul na segunda-feira, 14/9

Quem é elegível?

1500 vagas.

Para aposentados e em condições de aposentadoria, preferencialmente;

> Prioridade tempo de banco.

> Sobrando vagas os empregados em pré-aposentadoria, conforme C.C.T., poderão se inscrever.

Quais são os Incentivos Financeiros?

0,80 Não Comissionados

0,60 Comissionados

0,35 Funções Gerenciais e Executivas

> Limitado a 35 anos.

> Valor de 12 vezes de Cesta Alimentação – Banricard;

> Ajuda Despesas Médicas no valor de R$ 2.500,00;

> A Gratificação e o Abono de Caixa serão considerados na base de cálculo dos Caixas.

OBS: Além dos Incentivos Financeiros acima será pago também o Prêmio Aposentadoria.

Inscrições

As inscrições serão de 1º a 15 de outubro de 2020. Os desligamentos ocorrerão entre 16 de outubro de 2020 a 15 de dezembro de 2020.

Diretoria de T.I.

Pela complexidade na reposição destes profissionais, os desligamentos serão escalonados entre 16 de outubro de 2020 a 31 de dezembro 2022.

Desistências

Após o término de inscrição não poderá ocorrer desistências.

Rescisão Contratual

Os empregados também receberão as verbas da Rescisão Contratual:

> 13º Proporcional

> Férias Vencidas

> Férias Proporcionais

> FAN (Férias Antiguidade)

> ABA Indenizado

Quitação Total do Contrato de Trabalho.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIAS GERAIS EXTRAORDINÁRIAS

Deliberação Acordo Coletivo PDV do Banrisul

SINDICATOS DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE ALEGRETE E REGIÃO, com sede na rua Gal. Sampaio, 1040, 2° andar, Conj. 06, na cidade de Alegrete; SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE BAGÉ, com sede na rua Professora Melanie Granier, 154, na cidade de Bagé, cep:96400-500; SINDICATOS DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE BENTO GONÇALVES, com sede na rua Marechal Deodoro, 101, Salas 401 e 402, na cidade de Bento Gonçalves; SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE CACHOEIRA DO SUL, com sede na Av. Andrade Neves, 101, sala 401 e 402, na cidade de Cachoeira do Sul; SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE CAMAQUÃ, com sede a rua Bento Gonçalves,1207, na cidade de Camaquã; SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE CAXIAS DO SUL, com sede na rua Borges de Medeiros, 676, na cidade de Caxias do Sul; SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE CRUZ ALTA, com sede na rua Jango Vidal, 175, na cidade de Cruz Alta; SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE ERECHIM, com sede na avenida Maurício Cardoso, 335, sala 202, na cidade de Erechim; SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE FREDERICO WESTPHALEN, com sede na Rua do Comércio, 535, Sobreloja, na cidade de Frederico Westphalen; SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE GUAPORÉ, com sede na Rua Dr. Julio Campos, 509, sala 204, na cidade de Guaporé; SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE HORIZONTINA, com sede na rua São Cristóvão, 1331, sala 02, na cidade de Horizontina; SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE IJUÍ, com sede na rua Sete de Setembro, 345, Sala 28, na cidade de Ijuí; SINDICATO DOS TRABALHADORES EM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS DE LAJEADO, na rua Mário Cattói, 116, na cidade de Lajeado; SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE NOVA PRATA, rua Flores da Cunha, 847, 2º andar, Nova Prata; SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DO LITORAL NORTE/RS, com sede na rua Barão do Rio Branco, 01, na cidade de Osório; SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE PASSO FUNDO, com sede na rua General Osório, 1411, na cidade de Passo Fundo; SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE PELOTAS, com sede na rua Tiradentes, 3087, na cidade de Pelotas; SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE PORTO ALEGRE, situado na rua General Câmara, 424, em Porto Alegre; SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE RIO GRANDE, com sede na rua Marechal Floriano Peixoto, 467, na cidade de Rio Grande; SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE RIO PARDO, com sede na Rua General Osório, 875, sala 402, na cidade de Rio Pardo; SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE ROSÁRIO DO SUL, na rua Barão do Rio Branco, 2337, sala 11, na cidade de Rosário do Sul; SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE SANTA CRUZ DO SUL, com sede na Sete de Setembro, 489, na cidade de Santa Cruz do Sul; SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE SANTA MARIA, com sede na rua Dr. Bozzano, 1147, conj. 301, na cidade de Santa Maria; SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE SANTA ROSA, com sede na avenida América, 582, na cidade de Santa Rosa; SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE SANTIAGO, com sede na Rua Silveira Martins, 1837, na cidade de Santiago; SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE SANTO ÂNGELO, com sede na Rua dos Andradas, 1161, na cidade de Santo Ângelo; SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE SÃO LEOPOLDO, com sede na rua Flores da Cunha, 229, na cidade de São Leopoldo, cep:93010-160; SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE SÃO LUIZ GONZAGA, na rua Bento Beira de Souza, 2780, na cidade de São Luiz Gonzaga; SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE SOLEDADE, rua Quintino Bocaiuva, 623, Soledade; SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE VACARIA, rua Dr. Flores, 352, sala 13, Vacaria; SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE SÃO GABRIEL, rua Gal. João Manoel, 261, São Gabriel; SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DO VALE DO CAÍ, na rua Tristão Fagundes, 306, na cidade de Montenegro; SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE URUGUAIANA, situado na rua Domingos de Almeida, 1141, na cidade de Uruguaiana; SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE CARAZINHO, com sede na rua Venâncio Aires, 338, na cidade de Carazinho; SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE NOVO HAMBURGO, com sede rua João Antônio da Silveira, 885, na cidade de Novo Hamburgo; SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE SANTANA DO LIVRAMENTO, com sede na rua Silveira Martins, 672, na cidade de Santana do Livramento, cep:97573-610; SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE SÃO BORJA, com sede na rua General Marques, 728, sala 102, na cidade de São Borja; e SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DO VALE DO PARANHANA, com sede na rua Tristão Monteiro, 1678, na cidade de Taquara, CONVOCAM os empregado (as) do Banrisul para participarem de Assembleias Gerais Extraordinárias dos sindicatos acima mencionados, que serão realizadas todas no dia 16 de setembro de 2020, com primeira chamada às 17h30m ou das 18h às 23h59m, (NA MODALIDADE À DISTÂNCIA OU PRESENCIAL), tendo como objetivo tratar sobre o seguinte assunto: Deliberar sobre aceitação ou não da proposta de Acordo Coletivo com o Banrisul sobre as bases do Plano de Desligamento Voluntário – PDV.

AVISOS IMPORTANTES:

1. No www.fetrafirs.org.br estará publicada, já às 18h do dia 14/09/2020, a proposta do Banrisul de Acordo Coletivo de Trabalho, contendo as bases para o Plano de Desligamento Voluntário – PDV.
  2. O link para votação à distância está no www.fetrafirs.org.br – Assembleias Virtuais.
  3. Os Sindicatos que realizarem a assembleia à distância, por meio diverso do sistema que consta no www.fetrafirs.org.br, comunicarão a seus representados pelo meio usual de comunicação, o modo que se dará a votação.
  4. Os Sindicatos que realizarem as suas assembleias de modo presencial (na sede do respectivo sindicato com endereço acima, no dia 16/09/2020, às 17h30m em primeira chamada ou, em segunda e última, às 18h) comunicarão o fato a seus representados pelo meio usual de comunicação.

Porto Alegre, 11 de setembro de 2020.

PELAS ENTIDADES CONVOCADORAS

Leia edital publicado no site oficial da Fetrafi-RS em 11 de setembro.